Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2007

SECÇÃO: Última Página

“O CENTRO DO MUNDO” VENCE CONCURSO CULTURAL E RECREATIVO

Manuel Gonçalves recebeu das mãos do Presidente da Junta da Faia o terceiro prémio
Manuel Gonçalves recebeu das mãos do Presidente da Junta da Faia o terceiro prémio
O conto intitulado “O Centro do Mundo” foi o vencedor do primeiro concurso recreativo e cultural levado a cabo pela Associação “Os Amigos da Faia” no último trimestre de 2006.
Uma iniciativa de cariz internacional, destinado a promover a cultura erudita e popular, que registou a inscrição de trinta e sete trabalhos participantes, na sua maioria de Cabeceiras de Basto, mas também de outros pontos do país. João Manuel da Silva Rogaciano, arrecadou o primeiro lugar ao qual foi atribuído um prémio pecuniário no valor de 500 euros, secundado por Maria Cecília Diniz Carvalho que recebeu um prémio no valor de 150 euros e Manuel Gonçalves que ao classificar-se na terceira posição recebeu a quantia de 75 euros. Os restantes concorrentes receberam prémios de participação, entre medalhas e taças.
Profª Cecília Carvalho ficou em 2º lugar
Profª Cecília Carvalho ficou em 2º lugar
Recorde-se que este foi o primeiro concurso cultural e recreativo promovido por uma associação local que envolveu grande número de pessoas das mais variadas faixas etárias e estratos sociais. A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores desta primeira edição teve lugar no dia 4 de Fevereiro, na escola EB1 da Faia e contou com a presença de autarcas, dirigentes associativos, demais convidados e população em geral.
Hip Hop
Hip Hop
Na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, congratulou-se com a iniciativa desta jovem associação, que considerou estar no bom caminho, ao desenvolver a sua actividade em prol do bem estar das pessoas que habitam naquela localidade do concelho, mas também a todos quantos queiram associar-se a este projecto. Esta colectividade tem vindo ao longo a sua curta existência a promover acções destinadas à ocupação salutar dos tempos livres dos habitantes da freguesia, tais como, o futsal e, mais recentemente, a proporcionar às crianças e jovens aulas de hip-hop. O autarca considerou por fim, que este é um exemplo a seguir por outras associações e das Juntas de Freguesia.
Na ocasião, o Presidente da Junta de freguesia da Faia, António Magalhães manifestou de igual forma a sua satisfação pela promoção deste tipo de eventos, que desde a primeira hora aquela autarquia se disponibilizou a apoiar.
Por fim, um dos principais dinamizadores deste concurso, José de Magalhães, agradeceu a todos quanto, directa ou indirectamente, se envolveram neste projecto, desde o mais jovem até ao mais idoso participante, contribuindo para a realização desta iniciativa e o consequente êxito da mesma.
O Grupo de Cantares do Espaço de Convívio e Lazer da Faia deu o seu contributo à festa
O Grupo de Cantares do Espaço de Convívio e Lazer da Faia deu o seu contributo à festa
Na ocasião, manifestou igualmente, a intenção desta associação em proceder à publicação, em livro, dos trabalhos apresentados a concurso, garantindo a realização de uma segunda edição deste concurso recreativo e cultural.
Também o presidente do Júri dos trabalhos a concurso, Doutor Domingos Magalhães, enalteceu a realização desta iniciativa, que de imediato acarinhou e enalteceu, já que é um incentivo à valorização da cultura expressa no povo sob a mais diversas formas.



O Presidente da Associação "Os Amigos da Faia" agradeceu a participação e o envolvimento da população
O Presidente da Associação "Os Amigos da Faia" agradeceu a participação e o envolvimento da população


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.