Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2007

SECÇÃO: Formação em acção

foto
Aprender Brincando

No âmbito da Unidade de Formação: Atendimento e Documentação inserido no módulo Direitos e Deveres dos Sujeitos do Contrato de Trabalho foram-nos apresentados alguns objectivos como: Enunciar princípios do Direito de Trabalho; Enunciar noções básicas sobre contratos de trabalho; Descrever as componentes do contrato de trabalho; Explicar as condições de cessação do contrato de trabalho e descrever as normas da Segurança Social relacionadas com o trabalho.
foto
Com grande custo, a formadora tentava que compreendêssemos estas matérias tão novas e complicadas para nós. Talvez as nossas caras de desânimo e, ao mesmo tempo, de aflição tenhamos inspirado a nossa formadora a escolher um outro processo racional para que atingíssemos aqueles fins com sucesso.
foto
Sendo assim, a formadora propôs que aprendêssemos “brincando” com a própria matéria, obrigando-nos a reflectir imenso. Deste modo, tínhamos que em grupo elaborar um jogo de tabuleiro que com o objectivo de chegar ao final precisávamos ultrapassar diferentes etapas (obstáculos) que consistiam em perguntas de conhecimento relacionadas com a matéria até então exposta. Isto obrigou-nos não só a desenvolver a nossa formação intelectual mas, também, as nossas aptidões manuais e a nossa criatividade.
foto
Consideramos que com o apoio e visionamento da formadora fizemos trabalhos, em equipa, bastante apelativos e interessantes. Não só aprendemos imenso na sua elaboração como também apreendemos os conteúdos pretendidos jogando nos nossos próprios jogos.
Acreditamos que a escolha do método não tenha sido inocente, mas implicou, em termos de resultados finais, o sucesso. É preciso não esquecer que somos dezasseis formandos com estilos e ritmos de aprendizagem muito diversificados e é através da escolha e da aplicação correcta do método de ensino que o formador faz a gestão destas diferenças.
foto
É com todo o respeito pelos mestres do ensino que nós, enquanto formandos, pedimos inovação e métodos activos em que não sejamos meros espectadores, mas também actores da nossa própria aprendizagem.

Curso: Práticas Administrativas
Módulo: Atendimento e Documentação
Entidade: Mútua de Basto

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.