Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-12-2006

SECÇÃO: Região

O Natal também se comemorou na Escola Tecnológica de Lameiros!

Decorreu no passado dia 15 de Dezembro, no Auditório do Mercado Municipal, mais uma Festa de Natal da Escola Tecnológica de Lameiros.

foto
Foi com bastante satisfação que assistimos à adesão dos familiares e amigos dos alunos/formandos na participação deste evento organizado por aquela escola. Maior prazer tivemos com o grande envolvimento dos actores principais – alunos e formandos – na organização e realização desta celebração de Natal.
Juntaram-se à festa vários convidados, entre os quais o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Joaquim Barreto, o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Machado, O Sr. Vereador, Dr. António Pinto, o Sr. Director do Centro de Emprego, Dr. Joaquim Oliveira, os Coordenadores da Equipa Móvel Multidisciplinar do Vale do Ave do PETI (Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil), Dra. Maria João Breia e Dr. Carlos Freitas, bem como o Coordenador do Curso de Práticas Técnico-comerciais, Dr. Pacheco Pereira
Foi lançado um desafio a cada turma para ornamentar uma árvore de Natal, com enfeites relacionados como o seu curso. O resultado foi muito agradável. A cor e o brilho imperaram numa homenagem à tradição natalícia!
O Curso de Electricidade iluminou o espaço, através de uma árvore decorada com muita originalidade e criatividade!
A apresentação preparada para os convidados iniciou-se com a chamada dos representantes das diferentes turmas para, através de um enfeite simbólico, identificarem a sua árvore. Seguiu-se a animação musical e teatral num clima de festa e magia.
O Curso Técnicas de Identificação, Documentação e Comunicação fez-se representar por uma peça de teatro de fantoches “O Filho do Pai Natal – Pedro Traquinas” que encantou a todos mas, sobretudo, os mais jovens.
Chegada a vez do Curso de Práticas Técnico-comerciais, assistimos a mais uma peça de teatro intitulada “Um Gesto, uma Vida” que nos transportou até ao meio laboral, fazendo lembrar que, por vezes, um pequeno gesto pode salvar uma vida! Este grupo finalizou com o clássico “Last Christmas” dos Wham de George Michael.
Mas a festa não ficou por aqui, o PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) viria a seguir para nos proporcionar momentos cómicos através da encenação “As Profissões num Mundo ao Contrário”. Através da caricatura da actividade profissional que ambicionam desempenhar no futuro, os elementos da turma parodiaram a sociedade actual, cada vez mais selectiva e ambiciosa, com uma comédia que “… fez rir e sobretudo pensar, pensar no que andamos a fazer”, como pudemos ouvir a certa altura! Em jeito de despedida, convidaram os presentes, numa versão Rap, a cantarem uma música de Natal.
Chegada a última apresentação, e vestidos a rigor como o Pai Natal, os formandos do Curso Técnico de Secreatariado encantaram com o tema musical “Este Natal” do grupo juvenil Superteen!!
O Sr. Presidente da Câmara reforçou o bom trabalho realizado pela Escola Tecnológica durante o ano que agora termina, deixando uma mensagem de incentivo à educação e formação dos jovens e adultos que naquele espaço investem num futuro profissionalmente qualificado. Deixou, ainda, o desejo de um Bom Natal para todos e de um Próspero Ano de 2007!
A gastronomia natalícia também se destacou num lanche de confraternização “decorado” com espírito de Natal e animado por todos os presentes.
E assim, de luz e brilho se fez esta festa!!!


Por: Elisabete Ribeiro

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.