Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-12-2006

SECÇÃO: Região

De visita ao Palácio de S. Bento
Idosos de Refojos “invadem” a Assembleia da República

Idosos Cabeceirenses fazem "vez" de deputados
Idosos Cabeceirenses fazem "vez" de deputados
Cerca de meia centena de cabeceirenses, na sua maioria idosos, utentes do Centro de Convívio e Lazer de Refojos, estiveram no passado dia 14 de Dezembro, de visita ao Palácio de S. Bento e ao parlamento onde funciona a Assembleia da República.
A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Refojos, que contou com o apoio da Câmara Municipal na cedência do autocarro, e ainda, com a prestimosa colaboração da deputada socialista daquela Assembleia, a cabeceirense Dr.ª Isabel Coutinho, a quem se deve a inscrição, o agendamento e a programação da visita, assim como o acompanhamento dispensado ao longo de todo o período de permanência em Lisboa.
Ainda durante a manhã, a comitiva teve oportunidade de conhecer e apreciar demoradamente a grandiosidade do Palácio. Sempre acompanhados por um guia dispensado pelos serviços da Assembleia, os cabeceirenses ficaram a saber das origens monásticas do edifício, dos religiosos Beneditinos, cujo início remonta a finais do século XVI, e da sua relação com o “nosso” Mosteiro de Refojos, várias vezes referenciado pelo Guia ao longo da visita. Merecem especial atenção e referência, os Claustros do antigo mosteiro, o Átrio, a Escadaria nobre, a Sala dos Passos Perdidos, e ainda a beleza das esculturas e dos painéis decorativos, da autoria dos melhores artistas portugueses.
Foto de conjunto nos Jardins do Palácio de S. Bento
Foto de conjunto nos Jardins do Palácio de S. Bento
Momento alto foi sem dúvida a visita à Sala de Sessões da Assembleia da República.
Rendidos à beleza e imponência daquele espaço, os nossos ilustres visitantes não quiseram perder a rara oportunidade de “experimentar” a comodidade das bancadas, ocupando durante alguns breves mas refastelados minutos, os assentos dos deputados da nação.
Seguiu-se o almoço, muito bem servido na Cantina da Assembleia da República, durante o qual, alguns deputados eleitos pelo distrito de Braga, (Ricardo Gonçalves e Miguel Laranjeiro, entre outros), se associaram ao grupo, trocando opiniões em amenas cavaqueiras, de que resultou um ambiente de franco convívio e animação.
Durante a tarde, os cabeceirenses tiveram ainda oportunidade de visitar as Galerias, de onde assistiram “ao vivo” à reunião do plenário da Assembleia, presenciando durante cerca de duas horas, o debate entre deputados.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.