Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-11-2006

SECÇÃO: Região

Pela Câmara
Construção de cinco novas ETAR''S

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu no dia 23 de Novembro, para deliberar sobre vários pontos constantes na ordem de trabalhos. Dos assuntos agendados, o destaque foi para a decisão do Município de aderir ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Vale do Ave, mais precisamente na componente de saneamento e águas residuais e consequente integração na “Águas do Ave, SA”.
Segundo informação divulgada, a adesão ao sistema mencionado, implica por parte da Autarquia a subscrição de 165.975,00 Euros do capital da empresa o qual deverá ser realizado integralmente até ao ano 2008. Por sua vez, a empresa “Águas do Ave, SA”, dará inicio à recolha de afluentes provenientes do sistema próprio deste Município, cujo contrato foi assinado no dia 27 de Novembro.
De salientar que a adesão agora anuída pelo executivo municipal visa aumentar o atendimento, isto é o serviço prestado de 50 para 81 por cento da população concelhia. Para o efeito, serão reorganizadas as redes actuais em seis novos sistemas de saneamento. Assim, na proposta apresentada está prevista a construção de 26,5 km de colectores e emissários num investimentos total de 6,4 milhões de euros, dos quais 39 por cento em drenagem e 61 por cento em novas ETAR’s.
Em suma, ao aderir a este sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento, a Autarquia viabiliza a reorganização das redes de colectores de esgotos e desta forma contribui para a construção de 5 novas etar’s em freguesias como Arco de Baúlhe, Abadim, Vila Nune e Cavez, bem como, a ampliação de duas já existentes, levando a que as carências do Município no que diz respeito a águas residuais sejam praticamente satisfeitas, melhorando desta forma o serviço de saneamento em Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.