Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-11-2006

SECÇÃO: Concelho em acção

REFOJOS
Arranjo urbanístico do Largo da Raposeira

foto
O Largo da Raposeira, espaço público que encima o arruamento principal do lugar que lhe deu nome, ponto de encontro dos moradores, de belas recordações para tantos deles, está a ser objecto de uma importante remodelação urbanística, pela qual se alterará substancialmente a sua configuração actual. Com efeito, os trabalhos já desenvolvidos incidiram, primeiramente, na melhoria da condições de circulação e segurança automóvel, e com maior realce, na remodelação e nivelamento do espaço, com a construção de muros, passeios, lintéis e escadas pedonais, fontanário, mesas e canteiros, tudo em granito, adornado ainda com árvores de jardim.
Os moradores da Raposeira, lugar antigo da Freguesia de Refojos, cujo nome arrasta consigo um peso histórico, graças ao facto de ter sido um dos grandes focos da resistência monárquica à implantação da República pelas mãos (e pelas armas) do conhecido padre Domingos Pereira, poderão a partir de agora dispor de um agradável espaço público, onde as pessoas poderão exercer actividades cívicas, de convívio e lazer, à semelhança do que já foi no antigamente.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.