Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-11-2006

SECÇÃO: Espaço Europeu

Espaço Europeu

Novas regras nos aviões

A União Europeia definiu novas regras para o transporte de líquidos nos aviões. Os viajantes apenas podem transportar frascos até cem mililitros e estes devem ser colocados em sacos de plástico transparentes.

Estatísticas agrícolas publicadas

foto

Já foi publicada uma nova edição das “Estatísticas Comerciais da Agricultura”. Com base em dados do Eurostat, esta edição contém milhares de quadros e gráficos que descrevem a situação do comércio agrícola da União Europeia no mundo, bem como informações comerciais mais detalhadas, por capítulo e/ou por produto e por região – em valor e em quantidades. Os dados (só em inglês) estão disponíveis na Internet em http://ec.europa.eu/agriculture/agrista/tradestats/index_en.htm .

Eurobarómetro analisa comportamentos perante a sida

Utilização de seringas, transfusões de sangue ou prática de sexo sem protecção. Para cerca de 94% dos europeus estas são as formas mais correntes de alguém se tornar portador de HIV ou seropositivo, de acordo com um Eurobarómetro (estudo de opinião da União Europeia) sobre a prevenção da sida realizado entre Novembro e Dezembro de 2005. Segundo o estudo, 40% acredita que a sida não é transmitida através de um beijo e 52% considera que a partilha de copos ou de instalações sanitárias não fornece qualquer risco.
O estudo do Eurobarómetro quis saber qual a percentagem dos inquiridos que mantinha relações sexuais com protecção. O Chipre e a Grécia surgem no topo da tabela com 66% das pessoas a garantir terem precauções, seguidos pelos gregos e luxemburgueses (63%). Portugal ficou por uma percentagem de 42%. Em último lugar surge a Lituânia com apenas 34% dos habitantes a asseguraram terem precauções durante as relações sexuais.

O número

42% dos portugueses diz ter relações sexuais com protecção

Comissão quer mercado único europeu de energia

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, defendeu em Lisboa a necessidade da criação urgente de um mercado comum e integrado de energia, como forma da Europa se tornar mais forte na defesa dos seus interesses.”É absurdo manter 27 minimercados europeus de energia separados. É não só absurdo como perigoso”, afirmou Durão Barroso elegendo como medidas essenciais a necessidade de combater as alterações climáticas e de criar um mercado único.
O presidente anunciou a divulgação, em Janeiro, de um pacote de medidas energéticas. Utilização de energia com níveis nulos ou baixos de petróleo, poupança em 20% da energia utilizada na União Europeia, aumento da quantidade de hidrocarbonetos limpos consumidos, eventual recurso à energia nuclear foram algumas das medidas anunciadas por Durão Barroso.

Sabia que…

* A União Europeia é o maior importador e o segundo maior consumidor de energia do mundo. Para responder a 50% das nossas necessidades, a EU depende de fontes externas e este valor pode subir para os 70% até 2030.

*Só 14% da electricidade da Europa é gerada a partir de fontes de energia amigas do ambiente (como a eólica,solar, hidráulica); o restante é produzido com base em fontes energéticas geradoras de dióxido de carbono (C02). Quanto mais C02 for emitido mais o planeta fica sujeito a alterações climáticas.

*As alterações climáticas) já fizeram aumentar em 0,6ºC a temperatura do globo. Na pior das hipóteses, as temperaturas poderão subir cerca de 5,8ºC até ao final do século.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.