Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-10-2006

SECÇÃO: Região

ASSOCIAÇÃO GUIAS DE PORTUGAL ASSINALA 75 ANOS DE VIDA

Inserida nas comemorações dos 75 anos do Guidismo em Portugal, a Associação Guias de Portugal terá patente, de 14 a 22 de Outubro, uma exposição no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, em Braga.
Esta exposição percorrerá durante este ano todas as regiões onde o Guidismo está implantado tendo como principal objectivo, para além da comemoração do 75º aniversário, a divulgação deste movimento a toda a sociedade.
Com início agendado no dia 14 de Outubro, a abertura oficial desta exposição contou com a presença de diversas autoridades do distrito, o Comissariado Nacional da AGP e de Guias das vinte companhias da região.
A Associação de Guias de Portugal (AGP) é uma Associação de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, assente no voluntariado e que promove o Guidismo.
A sua actividade, baseada no método de Baden Powell, visa a formação e o desenvolvimento integral das raparigas e jovens mulheres, os quais se propõe atingir através da vivência de quatro constantes: “Vida em patrulha”; “Vida ao ar livre”; “Compromisso”; “Progressão”.
A AGP tem carácter nacional, é independente sobre os pontos de vista partidário, administrativo, confessional e aberta a todas as raparigas que nela desejem ingressar, sem qualquer discriminação.

Em Cabeceiras: 27 anos a formar jovens

Fundada em 1979, a 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto, tem como todas as Companhias, 4 ramos de acção, com uma pedagogia própria adaptada a cada idade Ramo “Avezinha” (6-10 anos); Ramo “Aventura” (10-14 anos); Ramo “Caravela” (14-17 anos); Ramo “Moinho” (depois dos 17 anos).
No entanto, em todos os ramos se procura incutir nas jovens o espírito de grupo, a aptidão física e habilidade manual, a criatividade, a relação com as outras pessoas, o serviço ao próximo, estimular os trabalhos em casa, bem como o gosto pelo ar livre.
Dispondo de um plano de actividades anual diversificado e muito preenchido a primeira companhia de Cabeceiras de Basto reúne semanalmente para planear os acampamentos, o serviço comunitário, as actividades com as outras guias, as caminhadas, os jogos, entre outras actividades envolvendo dezenas de crianças em jovens cabeceirenses.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.