Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-09-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Participação no Cortejo Etnográfico

Uma vez que nos encontramos no tema de vida: O mundo Rural/Trabalho, e dado que trabalhamos no tema de vida anterior As Nossas Raízes, resolvemos participar no Cortejo Etnográfico como actividade integradora, no passado dia 24 de Setembro, percorrendo as ruas da vila de Cabeceiras de Basto.
O nosso objectivo foi demonstrar num camião a importância da pecuária extensiva, tal como estava explicado no cartaz exposto no mesmo, por um lado, porque se trata da nossa área de emprego/formação e, por outro, é a área de intervenção da nossa entidade formadora, a Mútua de Basto.

foto
Assim, aliada à participação da Mútua de Basto no Cortejo, dado que esta é um grande pilar na preservação e promoção dos produtos locais e expansão da agricultura na Região de Basto, e a vontade e pertinência que tínhamos em participar, elaboramos um camião de 12 metros retratando a floresta protegida, num lado, em que continha a área de lazer, as raças autóctones, as crianças a brincarem com os animais, bem como a área verde da qual tanto necessitamos para respirar, e no outro lado, foi retratado a floresta abandonada, desprotegida, queimada, sem animais, em que em nada beneficia o nosso bem-estar.
Não podemos deixar de referir as horas que foram precisas para compor o carro alegórico, pois não se tratou de um camião cheio de árvores, mas sim uma lógica que quem observa-se com atenção entendia com perfeição a mensagem que se queria transmitir e, ainda, agradecer a todos aqueles que nos ajudaram, quer na mão-de-obra quer nos materiais.
As raças autóctones também estiveram presentes neste cortejo
As raças autóctones também estiveram presentes neste cortejo
Apesar das pessoas estarem habituadas a verem neste Cortejo Etnográfico apenas as tradições que caracterizam cada freguesia, nomeadamente a gastronomia, este ano o Cortejo foi marcado pela participação de Associações, dando luz a outras áreas que nos caracterizam, tal como a agricultura, a protecção das florestas, a estação ferroviária (comboio), entre outras, pois só com a união das entidades é que se constroem grandes obras.


A Mútua de Basto participou no Cortejo com uma viatura alusiva à floresta
A Mútua de Basto participou no Cortejo com uma viatura alusiva à floresta

Curso de Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos - Mútua de Basto

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.