Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-09-2006

SECÇÃO: Concelho em acção

GONDIÃES

Situada no extremo nordeste do Concelho de Cabeceiras de Basto, nos limites com os vizinhos concelhos de Ribeira de Pena, Boticas e Montalegre, a freguesia de Gondiães é constituída, para além da sua localidade sede, por mais dois lugares, o Samão e o Torneiro, bem diferenciados entre si e geograficamente separados por meia dezena de quilómetros. Três lugares que, noutros tempos, se encontravam pejados de gente e rivalizavam entre si, pela liderança administrativa do território, na disputa pela nomeação dos seus regedores e presidentes de Junta, ou até em questões mais simples, como no brilhantismo dado às festas religiosas, na opulência das visitas pastorais episcopais, na luta pela supremacia na produção agrícola e pecuária, ou na liderança nos seus jogos tradicionais. Desta rivalidade pura e sadia, nasceu provavelmente o conhecido bairrismo que caracteriza o povo desta freguesia. A verdade é muitos partiram para outras paragens à procura de melhores vidas, mas o seu apego às tradições e ao torrão que os viu nascer, faz com que regressem sempre que podem, convertendo-se em verdadeiros impulsionadores de novas dinâmicas. Assim, as velhas rivalidades dão lugar a projectos comuns de desenvolvimento, em unidade e colaboração com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Conselho Directivo do extenso baldio da freguesia, que é a principal fonte geradora de receitas para as obras desenvolvidas.
É neste contexto que trazemos hoje a estas páginas a informação sobre um conjunto pavimentações de caminhos em alcatrão, numa extensão total de mais de um quilómetro, repartido pelas três localidades referidas, cuja execução só foi possível graças ao bom relacionamento e colaboração institucional entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, cabendo à Câmara Municipal o alcatrão, a mão-de-obra e os equipamentos de maquinaria, enquanto a Junta de Freguesia disponibilizou os materiais inertes e uma viatura para apoio às obras.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.