Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-09-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Formação em acção

Para iniciar a nossa coluna de "Formação em Acção" nada melhor do que deixar umas sugestões doces aos leitores deste prestigiado Jornal Regional. No rol das nossas disciplinas, temos "Confecção e Serviço de Refeição" orientada pela Elvira Brites na qual aprendemos a confeccionar pratos adequados para todos os tipos de doenças.
Mas desta vez escolhemos três receitas de sobremesa muito fáceis de fazer, para deliciarem ainda mais as festas de S. Miguel.


Doce da Avó

Ingredientes

- Bolacha Maria: q.b.
- Leite condensado: 1 lata
- Mousse de chocolate: 1 pacote
- Natas: 2 pacotes

Preparação

Faça a mousse. Pique a bolacha. Bata as natas muito bem de forma a que fiquem bem consistentes e junte o leite condensado. Por fim monte o doce: coloque no recipiente de ir à mesa uma camada de natas (metade da dose), a mousse, a bolacha e por fim as restantes natas. Leve ao congelador de um dia para ou outro.
Doce de Leite Condensado com Morangos

Ingredientes

- Gelatina incolor: 4 folhas
- Leite condensado: 1 lata
- Morango: q.b.
- Natas: 2 pacotes

Preparação:

Cosa a lata de leite condensado durante 25 minutos aproximadamente ( não deve ficar muito escuro) e deixe arrefecer. Entretanto bata as natas até ficarem firmes. Demolhe as folhas de gelatina em água fria, e depois coloque-as, num bocadinho de leite morno, só para as desfazer. Junte p leite condensado e as folhas de gelatina ao preparado das natas e bata bem. Coloque numa taça ou tacinhas, e cubra com os morangos cortados às fatias finas no sentido longitudinal. Leve ao frigorífico por três horas (pelo menos). Experimente colocar uma camada de bolachinhas de chocolate, no meio da mousse. Se quiser pode ainda polvilhar com coco ralado.
Pão-de-ló em creme (húmido)

Ingredientes:
- 3 Ovos
- 150g de açúcar
- 9 Gemas
- 75g de farinha
- Vaqueiro

Preparação

Bata energicamente 3 ovos com 150g de açúcar, e quando a massa estiver fofa e esbranquiçada, adicione a pouco e pouco 9 gemas previamente desfeitas. Continue a bater até a massa ficar muito fofa e duplicar, praticamente de volume. Adicione, cuidadosamente e sem bater 75g de farinha peneirada. Dei-te a massa numa forma de mola com 24 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno bem quente (225ºc) durante 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer na forma. Abra a cinta depois de arrefecer, e coloque sobre o prato de serviço.

Curso de Apoio Familiar e à Comunidade

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.