Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2006

SECÇÃO: Região

XVII FESTIVAL FOLCÓRICO DE BASTO

Um "flash" do festival folclórico realizado em Cavez
Um "flash" do festival folclórico realizado em Cavez
À semelhança de anos anteriores, o Grupo Desportivo de Cavez, com a colaboração e o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, da Empresa Municipal Emunibasto, da Junta de Freguesia de Cavez e do INATEL, promoveu o XVII Festival Folclórico de Basto, que teve como cenário o Largo do Souto, centro histórico da vila de Cavez.
O Festival realizou-se no dia 19 de Agosto, a partir das 20.30 horas, altura em que teve início o desfile etnográfico dos grupos participantes, que percorreram as ruas desde a Escola EB 2-3 da Ferreirinha, até ao Largo do Souto.
Após a entrega das lembranças oferecidas pela organização ás colectividades presentes, deu início um animado espectáculo de folclore e etnografia, animando a noite e entusiasmando o numeroso público presente que ali se deslocou, uns para apreciar, outros para “matar saudades” das romarias minhotas e dar um pezinho de dança.
Em palco estiveram, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo, de Palmela, o Grupo de Danças e Cantares do C.C.D. do Município de Matosinhos, o Rancho Folclórico de Sta Eulália de Valões, de Vila Verde, assim como e o Rancho Folclórico “S. João Baptista de Cavez”, deste concelho, apresentando os seus trajes, as suas músicas e danças tradicionais.
Para finalizar a noite, a organização promoveu uma sessão de fogo de artifício, encerrando desta forma a XVII edição do Festival de Folclore de Basto, que nos últimos dezassete anos tem contribuído para a divulgação do folclore e da etnografia local, em prol da promoção dos usos e costumes de povos de Norte a Sul de Portugal.
Ao que apuramos, com esta iniciativa pretendeu-se, promover os valores culturais e as tradições etnográficas e da música popular destas terras, ao mesmo tempo que se aproveita a presença de muitos emigrantes em férias neste concelho para lhes proporcionar um espectáculo que eles apreciam e gostam.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.