Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-08-2006

SECÇÃO: Região

PELA CÂMARA
Autarquia subscreve declaração do 4º fórum mundial da água

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu no dia 17 de Agosto, no edifício dos Paços do Concelho. Dos assuntos tratados o destaque vai para a decisão do executivo municipal em subscrever a declaração do 4º fórum mundial da água, alusivo ao tema “acções locais para um desafio global” que teve lugar na cidade do México e desta forma, aceitar o convite da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que marcou presença neste evento promovido pelo Conselho Mundial da Água. Este fórum assumiu-se assim, como um acontecimento de participação e diálogo sobre os múltiplos intervenientes no sector da água no mundo, em prol de um desenvolvimento sustentável do planeta. A declaração dos Presidentes de Câmara e eleitos locais sobre a água, agora também subscrita pelo Município Cabeceirense, reflecte a percepção das responsabilidades que os eleitos locais têm em matéria de água potável e saneamento reconhecendo o seu crucial papel, na gestão deste recurso vital que é a água.

Cerimónia de adesão do Município à TUREL
Cerimónia de adesão do Município à TUREL

Grupo Desportivo de Cavez recebe apoio

O executivo decidiu prosseguir com o apoio às colectividades do concelho, ao atribuir a quantia de 3.750 euros ao Grupo Desportivo de Cavez. Esta verba destina-se a ajudar a custear as despesas inerentes à execução de obras de beneficiação do parque desportivo e sede social da agremiação, garantindo desta forma a prossecução das actividades previstas para 2006, através das quais pretendem trazer um maior número de benefícios para os seus associados e toda a comunidade em que estão inseridos.

Autarquia prepara novo ano escolar

O Plano de transportes para o ano escolar 2006-2007 foi outro dos assuntos agendados e igualmente aprovado pelo executivo municipal. O plano aprovado, que garante a mobilização das crianças e jovens do concelho para os diferentes estabelecimentos de ensino que frequentam, obedeceu, este ano, às “directrizes” definidas na carta educativa de Cabeceiras de Basto, que tem subjacente um novo ordenamento dos espaços escolares, tendo em vista garantir mais e melhores condições de ensino a alunos e professores.
Neste âmbito, foi ainda ratificada a assinatura de vários protocolos estabelecidos com os Agrupamentos de Escolas deste concelho destinados ao desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular no primeiro ciclo do ensino básico público, tais como ensino de inglês, música, actividade física e desportiva e artes plásticas.

Executivo indica representante para a Turel e PROT/Norte

O executivo municipal decidiu igualmente indicar o vereador Jorge Machado, como representante da Autarquia na Turel – Cooperativa de Turismo Cultural e Religioso, indicando-o também para integrar a Comissão Mista de Coordenação destinada à elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Região do Norte- PROT/NORTE, o qual, em caso de impedimento será substituído pelo vereador António Pinto.
Foi ainda decidido entregar a gestão do Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros à Emunibasto – Empresa de Serviços para a Educação, Formação, Cultura, Desporto, Tempos Livres e Turismo, bem como, autorizar a adjudicação do fornecimento de gasóleo para os anos 2006 a 2009 e aderir ao programa FINICIA.
Por fim, foi registado o agradecimento enviado pelo Clube Nacional de Pesca Desportiva – Jódique, bem como pela Direcção Regional de Educação do Norte, por toda a colaboração dispensada pela Câmara Municipal no âmbito do programa de ensino recorrente e extra-escolar.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.