Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2006

SECÇÃO: Formação em acção

As Nossas Origens em Maquete

Os agricultores e o seu carro de bois
Os agricultores e o seu carro de bois
Integrado no 3º tema de vida “As Nossas Raízes”, elaboramos uma maquete retratando uma aldeia rural da nossa região, nas áreas de competência de Bovinicultura, Conservação de Forragens e Matemática para a Vida.
O objectivo principal desta actividade foi demonstrar uma aldeia tradicional da nossa região, incluindo diversos sectores agrícolas e pecuários, nomeadamente o cultivo do centeio, o corte e o enfardamento do feno, os prados, os pastoreios de vale e montanha e as raças autóctones (Barrosã; Maronesa e Bordaleira).
O agricultor no monte
O agricultor no monte
Além disso, fizemos a representação das casas típicas da aldeia (casa com o quinteiro e uma cerca, o palheiro, o espigueiro, a capela e o artesanato).
Para iniciar a nossa actividade, fizemos uma visita de estudo a uma aldeia típica de cabeceiras onde tiramos algumas fotografias e pesquisamos sobre o que há e o que se faz numa aldeia.
De seguida, planificamos os trabalhos e distribuímos as tarefas pelos elementos do grupo com a colaboração dos formadores.
Com os conhecimentos adquiridos em Matemática para a Vida, tiramos as medidas para a base da Maquete e para a construção dos imóveis, pondo em prática a teoria.
Deste modo, retratamos as nossas origens rurais numa maquete que proporcionou um reviver dos tempos antigos, uma aplicação prática da teoria apreendida nas sessões de formação ao longo do ano.
Duas senhoras a fiar e dobar o linho
Duas senhoras a fiar e dobar o linho
Esta maquete estará em exposição na Festa do Emigrante e dos Produtos Locais no pavilhão da Mútua de Basto, para assim dar-mos a conhecer a todos este trabalho.
Uma vez que as férias que se aproximam, deixamos os votos um óptimo descanso para todos e até Setembro…

Curso de Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos
Mútua de Basto
A maquete integral
A maquete integral

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.