Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2006

SECÇÃO: Região

1ª Festa da Saúde, da Solidariedade e dos Menos Jovens apresenta balanço positivo

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a EMUNIBASTO E.M., com a colaboração do Centro de Saúde local, levaram a efeito a Festa da Saúde, da Solidariedade e dos Menos Jovens, nos dias 20 e 23 de Julho de 2006, na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto (Mercado Municipal), em Refojos e no Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos. Uma iniciativa, realizada pela primeira vez neste concelho, que teve como objectivos informar e sensibilizar a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação cuidada, quer através da prática do exercício físico.

Rastreio da diabetes
Rastreio da diabetes
Durante o evento foram feitos rastreios, aconselhamento, sensibilização e actividade física, a que se associou uma campanha de solidariedade que incidiu na inscrição de dadores de sangue e de medula óssea, da entrega de bens alimentares, assim como da recolha de medicamentos fora de validade e de chapas – RX., integradas na exposição/mostra “Por uma vida Saudável”, que esteve patente ao público no edifício do multiusos do Mercado Municipal.
O programa deste evento começou no dia 20 de Julho, com a realização da conferência subordinada ao tema “Gerontologia – a problemática do envelhecimento”, sessão, que teve lugar no Auditório Municipal Ilídio dos Santos. Moderada pelo médico Serafim China Pereira, Director do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto e com a presença dos conferencistas Prof. Medeiros Paiva, Profª Isabel Seixas”, Profª Cristina Imaginário e Profª Rita Teixeira, que ali se deslocaram para abordar temas como “Envelhecimento e as Demências”, “Cuidar do idoso Triste”, “O idoso dependente em contexto familiar” e o “Envelhecimento activo”, encheu aquele espaço.
Foram às dezenas as pessoas que se submeteram a testes de saúde
Foram às dezenas as pessoas que se submeteram a testes de saúde
Os dias 21 e 22 de Julho, ficaram marcados pela abertura da Exposição/Mostra “Por uma vida Saudável”, bem como pela realização de actividades desportivas diversificadas tais como aeróbica, caminhada, passeio de bicicletas, skates, patins e trotinetes.
A propósito desta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, referiu tratar-se de uma iniciativa direccionada para a população mais idosa do concelho, contudo aberta à comunidade em geral, que teve subjacente contrariar a tendência sedentária, combater a solidão e a obesidade, assim como, alertar para a necessidade de consumir medicação de forma moderada, isto através da realização de uma iniciativa que envolveu vários parceiros, em prol de um melhor esclarecimento conducente à prática de hábitos saudáveis.
Controlo da tensão arterial
Controlo da tensão arterial

Serra da Cabreira acolheu Festa dos Menos Jovens

Um convívio de cerca de setecentos idosos com idades superiores a 60 anos, realizado no Complexo Florestal da Veiga, na Freguesia de Bucos, encerrou a primeira edição da Festa da Saúde, da Solidariedade e dos Menos Jovens que decorreu no concelho de 20 a 23 de Julho.
Consulta de podologia (doença dos pés)
Consulta de podologia (doença dos pés)
Uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Emunibasto, que proporcionou a esta faixa etária da população Cabeceirense momentos de convívio e de confraternização em plena Serra da Cabreira, local onde foi servido um almoço, que se prolongou ao longo da tarde com animação musical, danças e cantares, que entusiasmaram todos os presentes.
Com esta iniciativa, de cariz anual, os responsáveis pela Autarquia Cabeceirense pretendem manter os extractos da população do concelho com mais idade e já afastados das suas ocupações profissionais, em actividades de lazer e de ocupação do seu tempo de monotonia.
A conferência sobre as questões do envelhecimento fez transbordar de público o Auditório Municipal
A conferência sobre as questões do envelhecimento fez transbordar de público o Auditório Municipal
Integrada num certame, que este ano englobou também, a saúde e a solidariedade, a “Festa dos Menos Jovens”, inseriu-se uma vez mais, numa estratégia assumida há algum tempo pela Câmara Municipal de combate ao isolamento humano e à solidão a que é votada a maioria das pessoas idosas destas terras, muitas delas residentes em aldeias distantes dos principais centros cívicos do concelho.
Manter essas pessoas integradas na comunidade, proporcionando-lhes actividades lúdicas, culturais e de recreio, para além das ajudas sociais que têm incidido na melhoria habitacional e nos apoios domiciliários destinados a uma melhor qualidade de vida, é, sem dúvida, uma aposta ganha pelo Município de Cabeceiras de Basto, cujo concelho regista um número crescente de grupos etários mais avançados.
Rastreio da audição
Rastreio da audição
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, agradeceu a presença dos convivas, bem como de todos quantos, directa ou indirectamente colaboraram na realização deste certame, do qual fez um balanço positivo, que ao longo de três dias proporcionou à população Cabeceirense, sobretudo às camadas mais fragilizadas, várias acções destinadas a informar e sensibilizar a população local para a necessidade de adoptar hábitos saudáveis, quer através de uma alimentação cuidada, quer através da prática do exercício físico.


Rastreio da visão
Rastreio da visão












© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.