Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-07-2006

SECÇÃO: Concelho em acção

FAIA
Junta de Freguesia “investe” na limpeza de caminhos

foto
A Junta de Freguesia da Faia, constituída por uma renovada equipa de autarcas eleitos em Outubro de 2005, está a apostar forte na área da limpeza e qualificação dos espaços públicos, expressamente, na limpeza das bermas e valetas dos caminhos. Esta é a realidade facilmente constatável com uma simples passagem pelos inúmeros caminhos da freguesia, actualmente já quase todos pavimentados em alcatrão ou calçada, mas que, mesmo assim, não deixam de espelhar uma realidade profundamente rural, até pelos seus nomes que dão nome aos principais aglomerados populacionais da freguesia - as Barreiras, o Ribeiro, o Souto, os Tojais, a Tojeira, Ribeirinhos, Pinheiros e outros, todos eles com um significado ou um sentido declaradamente rústico, camponês ou agrícola.
foto
Ao longo dos últimos tempos, dois homens, devidamente equipados com pás, foices e sacholas e uma máquina rossadeira expressamente adquirida pela Junta de Freguesia para o efeito, têm percorrido o extenso emaranhado de caminhos que serpenteiam valados, campos e povoados, deixando as valetas livres e as bermas, muros e barreiras limpas como “barbeados” pela nova máquina. É certo que, daqui a algum tempo, um novo ciclo vegetativo trará ao de cima outras ervas e outras silvas: Mas, até lá, poderão os moradores beneficiar das melhores condições que lhes foram criadas, na certeza de que, à semelhança do renascer das ervas, também as “boas obras” da Junta de Freguesia se voltarão a repetir.

Tanque dos Pinheiros tem nova cobertura

foto
Correspondendo a um apelo da população do lugar dos Pinheiros, em especial das mulheres, a Junta de Freguesia da Faia tomou a iniciativa de, por sua conta e meios, proceder à cobertura do tanque “lavadouro” daquele lugar. Na Faia, como em muitas outras terras do meio rural, os lavadouros públicos são locais de trabalho e de convívio de muita gente. Agora, nos Pinheiros, há um tanque coberto, mais resguardado do sol, da chuva e do vento, oferecendo deste modo, melhores condições para o exercício de uma actividade laboral muito nobre e muito feminina, o que só por si, bastaria para ser a merecedora da nossa aprovação e maiores elogios.

foto




foto





© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.