Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Última Página

Vieira da Silva debateu políticas do Governo com os militantes do Distrito de Braga

O dirigente nacional do Partido Socialista, Vieira da Silva, participou na reunião com os militantes socialistas do Distrito de Braga. O encontro, com a participação de mais de 200 militantes, decorreu no dia 10 de Julho em Guimarães, numa organização conjunta da Direcção Nacional do Partido Socialista, da Federação do PS Braga e da concelhia de Guimarães.
O membro do Secretariado Nacional e Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, lembrou algumas das metas fundamentais para o actual Governo. Modernizar a economia, reorganizar o Estado colocando-o ao serviço do desenvolvimento do país e afirmar a importância do Estado Social.
Quanto à modernização da economia nacional, Vieira da Silva referiu as importantes medidas que já foram tomadas e implementadas pelo executivo socialista. Lembrou o combate aos custos de contexto que cada vez mais pesam na vida das empresas. Para que tal seja uma realidade, tem sido promovida a desburocratização dos serviços do Estado, a facilitação de constituição de empresas e a criação de um ambiente propício ao investimento nacional e estrangeiro. É fundamental que Portugal seja atractivo para o investimento de qualidade, condição necessária para o salto que queremos dar no contexto internacional e para a criação de emprego. A globalização trouxe-nos novos desafios que merecem uma atenção especial e o Governo do Partido Socialista está a tomar as medidas necessárias para os enfrentar com sucesso.

foto
Colocar o Estado ao serviço do desenvolvimento do país foi um outro aspecto realçado na intervenção de Vieira da Silva. É necessário continuar o caminho traçado pelo Governo ao querer reorganizar os serviços públicos, no sentido de os oferecer com melhor qualidade e respondendo com mais eficácia e eficiência aos novos tempos. O dirigente socialista abordou algumas das matérias que vão nesse sentido, como é o caso da desburocratização do Estado.
Um outro tema importante da sua intervenção inicial foi a afirmação da importância do Estado Social. É necessário que o Estado Social seja mais eficaz e sustentável. Mais eficaz, ao fazer chegar a sua acção a quem mais precisa, e mais sustentável para que o futuro das funções sociais estejam garantidas, no que é uma grande responsabilidade do Partido Socialista. Na ocasião lembrou o acordo alcançado em sede de Concertação Social relativamente à reforma da Segurança Social. Vieira da Silva deixou claro que para o Partido Socialista o interesse geral do país estará sempre acima dos interesses particulares ou de grupo.
Não escondendo as situações de dificuldades por que passam muitos compatriotas, Vieira da Silva deixou um sinal de esperança para o futuro, desde logo na aposta que é necessário fazer na qualificação dos recursos humanos. O próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) terá uma atenção muito particular quanto à educação e formação dos jovens e dos activos e esse tem de ser uma aposta nacional.
Durante mais de 3 horas decorreu um debate franco e aberto com todos os militantes, tornando-se muito profícuo, ficando desde logo claro que o Partido Socialista continua unido e solidário com a acção do Governo, no cumprimento dos seus compromissos eleitorais perante o país.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.