Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Região

Em Julho
Noites de Verão prosseguem

O programa de animação que a Câmara Municipal, através da empresa Emunibasto com o apoio das Junta de freguesia, está a dinamizar no âmbito da iniciativa Noites de Verão, já está definido para o mês de Julho.
O concerto promovido pela Banda Cabeceirense, na Casa da Música, lugar das Pereiras, em Refojos, iniciou este ciclo de eventos agendados e diversificados. Assim, a animação prosseguiu, no dia 7 de Julho, com a animação promovida pela Associação Desportiva do Jogo do Pau, de Bucos, que no Parque do Mosteiro dinamizou uma aula interactiva aberta à população. No dia 8 de Julho, as noites de verão animaram com a actuação do Grupo de Cantares “Os Ceifeiros de Sto André”, na Praça da República, em Refojos, enquanto que no Arco de Baúlhe, mais precisamente na Escola EB 2-3 daquela vila, foi apresentada a peça de teatro “Um dia de cão”, promovida pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arco de Baúlhe e demonstrações de dança promovidas pelo Ginásio Companhia Atlética.
No dia 14 de Julho, as noites desportivas atraíram ao Parque do Mosteiro, inúmeros participantes, enquanto que no dia 15 a iniciativa semanal deu lugar às tradicionais festividades em honra da Senhora da Saúde, romaria popular, uma das maiores da freguesia de Refojos, que anualmente, no segundo fim-de-semana deste mês se realiza e atraia centenas de cabeceirenses.
Por sua vez, nos dias 21 e 22 de Julho, o programa previsto para as noites de verão colide com a realização da primeira edição da Festa da Solidariedade, da Saúde e dos Menos Jovens, pelo que todas as actividades decorrem no Mercado Municipal e imediações.
Por sua vez, e para o dia 28 de Julho, está agendada mis uma noite desportiva, terminado este mês com uma noite de fados, promovida pelo Grupo de Fados de Coimbra, a realizar na Casa da Música, no lugar das Pereiras, em Refojos.
Enquanto isso, sabemos que ao longo do mês em diferentes localidades, e com o apoio das Juntas de Freguesia, estão a ser dinamizadas várias actividades de animação de verão que passam pelo cinema, pelo teatro, pela música, entre outras, constituindo assim uma panóplia de ofertas a que os cabeceirenses podem assistir e ocupar de forma salutar os tempos livres destas longas e quentes noites de verão.
Estas iniciativas decorrem, assim, no âmbito de um programa cultural e desportivo agendado para o concelho de Cabeceiras de Basto durante os meses de Julho e Agosto, destinado a proporcionar quer aos Cabeceirenses, quer a todos os que nos visitam, a ocupação salutar dos tempos livres, ao memo tempo que se promovem várias actividades sócio-culturais, das quais se destacam os jogos tradicionais, a actuação de grupos locais e regionais de música popular, etnográficos e folclóricos.
A iniciativa, à qual habitualmente tem aderido grande número de espectadores permite dinamizar as noites Cabeceirenses e, deste modo, tornar os fins-de-semana mais agradáveis, não só a todos os residentes, mas também a todos aqueles que optam por este concelho para passar as suas férias. Uma aposta da Autarquia e da Emunibasto, que pretende, não só animar as noites de verão da população, mas também atrair o turismo às Terras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.