Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Região

Em Espanha
MÚTUA DE BASTO PARTICIPA EM CARREFOUR EUROPEU LANATURAL

 O técnico da Mútua, Engº Daniel Barroso apresentou a todos os presentes o trabalho desenvolvido neste âmbito pela associação em Cabeceiras de Basto
O técnico da Mútua, Engº Daniel Barroso apresentou a todos os presentes o trabalho desenvolvido neste âmbito pela associação em Cabeceiras de Basto
Agricultores, sócios, técnicos e dirigentes da Associação Mútua de Basto deslocaram-se nos dias 9, 10 e 11 de Julho a Medina de Rioseco, em Espanha, para participar no Carrefour LANATURAL 2006. Presentes estiveram também, além da Ancoteq [Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente] de Portugal, outras delegações provenientes de Pays de Gatine - Poitou-Charentes e Communauté de Comuntes du Haute-Limousin, de França e Mancomunidade Ruta del Vino – Afluente Rural, de Espanha, colectividades estas que integram um projecto comum destinado a promover e a valorizar o uso múltiplo da lã, produto natural muito usado ao longo dos séculos e que actualmente está a cair em desuso.
Durante três dias, associações, agricultores e dirigentes de Portugal, França e Espanha, reuniram-se para avaliar o presente e o futuro do programa INTERREG “Espaço Atlântico” [programa comunitário que viabiliza este projecto] e debater a lã como recurso natural para um desenvolvimento sustentável, apresentar os objectivos alcançados com o projecto LANATURAL, a sua importância para os sócios, assim como, o futuro dos fundos FEDER agenda 2007-2013, as desigualdades regionais da União Europeia dos 25 e as consequências para a articulação da política de coesão social europeia. No decurso deste Carrefour, os participantes tiveram ainda a possibilidade de visitar colectividades, complexos agrícolas numa partilha de experiências entre vários povos unidos por um produto comum que é a lã. Na ocasião, foi inaugurado também o Museu dos animais da Lã e promovido o convívio e a confraternização entre todos os participantes.
O convívio entre as várias delegações fez parte do evento
O convívio entre as várias delegações fez parte do evento
Joaquim Barreto, Presidente da Associação Mútua de Basto participou neste certame, onde a propósito realçou a importância do projecto LANATURAL, que considera um contributo importante para fortalecer a coesão da União Europeia. Através deste produto comum que é a Lã, vários povos formam uma rede europeia dos cordeiros e dos homens e partilham saberes seculares, projectos inovadores capazes de contribuir para um desenvolvimento socio-económico e cultural harmonioso e sustentado. Referiu ainda que fruto deste trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos, foi inaugurado um Museu da Lã, em Cabeceiras de Basto e está a ser desenvolvido um estudo por investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Vila Real, que consiste em avaliar as potencialidade do usos da lã de cordeiro como combustível (em queimadas) com o intuito de evitar a formação de geadas durante o período crucial do crescimento e desenvolvimento das videiras.
Na ocasião, Joaquim Barreto, manifestou ainda, disponibilidade para continuar a colaborar neste que considera um bom trabalho.

Projecto LANATURAL

foto
Este projecto, que engloba vários parceiros foi posto em prática pela Comissão Europeia e destina-se a favorecer um desenvolvimento harmonioso, equilibrado e sustentado do território europeu. Gerido pela Associação CDR Tierra de Campos de Medina de Rioseco, tem em vista a promoção de novos usos da lã, produto de exploração do gado bovino, que, em tempo, foi uma actividade com grandes necessidades de mão-de-obra e como tal actividade de grande interesse para a fixação da população no meio rural. Estudar novas alternativas, novos usos e novas aplicações, com aplicabilidade quer na indústria da construção, na agricultura ou no turismo, é o se pretende com o desenvolvimento deste projecto LANATURAL, que envolve vários parceiros num esforço conjunto capaz de servir os interessados neste sector e que encontram na lã, um produto natural, renovável e necessário.
No decorrer do Carrefour LANATURAL procedeu-se ao encerramento do programa INTERREG III B, onde a temática da lã foi abordada prevendo-se que a partir de agora os parceiros continuem unidos para investigar e trabalhar numa outra área que contribua de igual forma para o desenvolvimento rural.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.