Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Retrospectiva

Uma vez que as férias estão à porta, resolvemos dedicar a nossa última coluna a uma retrospectiva da formação profissional em que estamos inseridas, o que esta mudou nas nossas vidas, as suas mais valias, as actividades desenvolvidas bem como as perspectivas futuras.
Assim sendo, deparamo-nos na sala de formação a reflectir sobre o processo formativo desde Agosto até hoje, os momentos vividos, as actividades que realizamos, as mudanças ocorridas nas nossas próprias vidas. É engraçado como rapidamente a opinião se expressou sendo esta unânime: a formação é uma mais valia para todas, desde a sua vertente escolar que tanto nos ensinou, à vertente social e comunitária que, através do contacto com outras pessoas, normas e realidades, fez mudar o nosso olhar sobre a vida e suas envolventes, até à vertente económica, que folgou um pouco mais o buraco do cinto que tanto nos mandam apertar.
Como temos vindo a fazer, é de conhecimento dos leitores algumas das actividades desenvolvidas por nós na comunidade, desde visitas constantes a Lares e Centros de Dia e Lazer, Centros Sociais e Paroquiais da nossa região e de Ribas, à Fundação A. J. Gomes da Cunha, à REBAT (quando abordamos a temática do meio ambiente), a algumas fábricas e lavandarias aquando do módulo de Lavandaria e Tratamento de Roupa, assistimos a conferências que em muito nos elucidaram sobre matérias várias, a actividades realizadas por outros cursos, quer do nosso concelho como da Póvoa de Lanhoso, da qual tivemos o prazer de responder ao convite, entre muitas outras. Consideramos estas saídas muito pertinentes, dando-nos oportunidade de visualizar in loco o abordado na sala de formação. Elaboramos uma campanha de sensibilização sobre alimentação saudável, os cuidados que cada pessoa devia ter para cuidar melhor da sua saúde, um livro temático alusivo ao envelhecimento populacional em Cabeceiras de Basto e uma maquete do parque geriátrico ideal e, neste momento, estamos a realizar um filme alusivo ao tema de vida que está a terminar, Deficientes e Menores em Risco na Nossa Região, da qual teremos o prazer de demonstrar aos nossos colegas de formação e suscitar um debate sobre o tema com convidados de entidades ligadas ao ramo. Este debate será dia 27 de Julho de 2006 pelas 14:30h na sala de formação, quinchoso.
Com o intuito de melhor elucidar-nos sobre a última temática enunciada, realizamos uma entrevista ao novo presidente da CPCJ (Comissão e Protecção de Crianças e Jovens) de Cabeceiras de forma a questionar sobre o funcionamento da mesma, os dispositivos existentes no concelho no apoio aos deficientes e menores em risco. O Dr. Jorge Dantas recebeu-nos amavelmente com a simpatia que o caracteriza, tendo respondido a todas as questões levantadas pelo grupo, fornecendo ainda material importante de forma a completar as sessões de formação sobre o tema, desde já os nossos agradecimentos.
Findando este tema de vida, em Setembro entramos na temática do mundo de trabalho, da qual a luz de fundo será o estágio a realizar e a passagem da formação para a inserção neste mundo tão complexo e cada vez mais escasso que é o do emprego.
Deixamos aqui prementes as vantagens da formação profissional, não só a nível nacional, uma vez que aumenta a população com escolaridade obrigatória e recursos com competências profissionais, mas, também, porque nos prepara para inserirmos no sistema de emprego.

Curso de Apoio Familiar e à Comunidade

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.