Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-07-2006

SECÇÃO: Região

Pela Câmara
AUTARQUIA APOIA COLECTIVIDADES

Reunida no salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, no dia 13 de Julho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto decidiu prosseguir o apoio às colectividades e agremiações, cuja actividade desenvolvida contribui, directa ou indirectamente, para o desenvolvimento e bem-estar das gentes desta terra.

Ensino Recorrente e Extra-Escolar

A Tecelagem foi uma das acções de formação promovidas pelo Ensino Recorrente
A Tecelagem foi uma das acções de formação promovidas pelo Ensino Recorrente

O executivo municipal decidiu atribuir um subsídio no valor de 4,800 Euros à Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Extra-escolar de Cabeceiras de Basto, entidade que nos últimos meses dinamizou cerca de 23 acções de formação no âmbito da Educação/Formação de Adultos.
Assim, em várias freguesias do concelho, cerca de quatro centenas de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 70 anos, frequentaram formação em áreas tão diversificadas como, os bordados, os arraiolos, a tecelagem (lã), a música, as artes decorativas, o corte e costura e ainda a iniciação à informática, no combate ao analfabetismo e à valorização das pessoas de Cabeceiras de Basto.
O apoio agora atribuído pela Câmara Municipal destina-se a apoiar algumas das despesas inerentes à concretização das referidas acções de formação, que são, na sua maioria frequentadas por beneficiários provenientes dos estratos mais desfavorecidos da população.

Fundação António Joaquim Gomes da Cunha
Atletas de várias localidades participaram na 1ª Milha do Norte realizada em Cabeceiras de Basto
Atletas de várias localidades participaram na 1ª Milha do Norte realizada em Cabeceiras de Basto

A Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, com sede em Cabeceiras – S. Nicolau, viu atribuída a quantia de 1,500 Euros destinada a ajudar a custear as despesas efectuadas com a realização da prova desportiva 1ª Milha do Norte, iniciativa que teve lugar em Abril passado, no Parque do Mosteiro, em Cabeceiras de Basto, cuja organização contou com o apoio da ANDDEM – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental. Destinada a cidadãos portadores de deficiência, esta prova contou com a presença de mais de uma centena de atletas e representantes de várias instituições. Com a realização desta iniciativa pretendeu-se proporcionar às pessoas com deficiência, momentos de saudável convívio e intercâmbio institucional, através da prática desportiva, constituindo, em simultâneo, uma excelente oportunidade para sensibilizar a população para a importância do desporto como forma de integração activa das pessoas com deficiência na sociedade e consequentemente, alcançar o reconhecimento como cidadãos respeitados e iguais aos outros.

AGIR promoveu I Encontro de Jovens Poetas
Os jovens poetas declamaram poemas no Auditório Municipal
Os jovens poetas declamaram poemas no Auditório Municipal

O executivo decidiu atribuir à Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural – AGIR, um subsídio no valor de 750 Euros, destinado a ajudar a custear as despesas que esta associação, sedeada na Póvoa de Varzim, teve com a realização do I Encontro de Jovens Poetas que decorreu em Cabeceiras de Basto, nos dias 16 e 17 de Junho passado, trazendo a este concelho alunos e professores de vários locais do país.
A Associação Cultural e Desportiva de S. Nicolau recebeu também, a quantia de 419, 55 Euros, destinada à realização de obras de ampliação e construção de uma esplanada em betão, na Praia Fluvial de S. Nicolau. Desta forma estão reunidas as condições para beneficiar aquele espaço de lazer frequentado não só pelos habitantes da freguesia, mas também de todo o concelho.
Ainda neste capítulo, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, foi atribuída um verba de 250,00 Euros tendo em vista apoiar as despesas inerentes à realização do 5º Encontro distrital de orientação pedestre para jovens bombeiros realizado em Cabeceiras de Basto,mais propriamente na freguesia de Abadim, no passado mês de Abril e que envolveu a participação de 20 equipas provenientes de vários locais do país, perfazendo um total de 190 participantes.

Bicavalaria do Minho e ADVDB agradecem
As equipas em plena prova de Goalball
As equipas em plena prova de Goalball

O executivo registou o agradecimento pela recepção e apoio prestado quer à Bicavalaria do Minho aquando da sua deslocação a este concelho, numa jornada destinada a conhecer as Terras de Basto, quer à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, a quem, aquando da realização da Taça de Portugal de Goalball em Cabeceiras de Basto, no dias 17 e 18 de Junho passado, foi disponibilizado com apoio técnico e logístico para a realização de uma prova que envolveu a presença neste concelho de cerca de 70 atletas provenientes de vários locais do continente e ilhas. Ao apoiar este iniciativa, o Município, está segundo informação divulgada, a apoiar e a incentivar o desporto adaptado para pessoas portadoras de deficiência, neste caso visual.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.