Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-06-2006

SECÇÃO: Região

Pela Câmara
Cabeceiras de Basto integra unidade geográfica do Ave

Reunida no dia 22 de Junho, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, tomou conhecimento e aprovou alguns assuntos de suma importância para Cabeceiras de Basto, nomeadamente no que se prende com a decisão do executivo municipal em aceitar a inclusão do Município Cabeceirense na NUTS III – Ave, deixando assim, de fazer parte da unidade geográfica do Tâmega para passar a integrar a unidade geográfica do Ave. Esta decisão, que se enquadra na proposta de alteração das NUTS III da Região Norte apresentada e aprovada em reunião do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-Norte, realizada no dia 21 de Junho de 2006, reveste-se de grande impacte na vida da Autarquia.
Cabeceiras de Basto passa a partir de agora a integrar a unidade geográfica do Ave, conjuntamente com os Municípios de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão, Vizela, Mondim de Basto, que abrange uma área territorial de 1.451,7 km2 e uma população residente de 434 998 pessoas.
Recorde-se que a primeira divisão do território nacional em três níveis de Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) ocorreu em 86, através da resolução do Conselho de Ministros nº34/86, de 26 de Março. Volvidos 20 anos após a sua aprovação e quatro após a última alteração, foi agora necessário proceder a ajustamentos pontuais, visando atender a alterações no perfil sócio-económico e ao reconhecimento das dinâmicas de relacionamento dentro dos espaços geográficos das NUTS.
As presentes alterações reforçam assim, a coerência territorial dos limites das NUTS III e reflectem a lógica económica, social, histórica, geográfica, cultural, ambiental e de representação institucional.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.