Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2006

SECÇÃO: Região

Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto

A Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto vem promovendo, desde o ano passado, cursos de formação na área de Educação e Formação de Adultos. Actualmente está a desenvolver um Curso designado de “Empregado Comercial” estando a realizar-se três acções, a decorrer uma no concelho de Fafe, outra em Cabeceiras de Basto e outra em Celorico de Basto. Está ainda a decorrer ainda uma acção do curso de “Operador de Armazém” em Vila Real. 

foto
No sentido de facultar aos formadores o contacto com novas metodologias de trabalho e troca de experiências em cursos EFA, a Direcção Regional de Educação do Norte, em colaboração com a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto promoveu durante os dias 24 e 25 de Maio, nas instalações na Escola Profissional de Fafe, uma acção de Formação para formadores deste tipo de formação.
Nesta acção participaram 83  formadores oriundos das várias instituições  que promovem cursos EFA dos concelhos de Braga, Guimarães, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, das diferentes áreas de formação, quer de Formação de Base, quer da Formação Profissionalizante. A sessão de abertura contou com a presença do Director Geral da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e  Celorico de Basto, Dr. Laurentino Ferreira, O Coordenador Pedagógico, Dr. Sérgio Sousa e ainda a Drª Olívia Santos Silva.
Esta formação estruturou-se em torno dos seguintes temas: Os impactos do RVC na construção curricular;  A construção curricular numa lógica de abordagem pelas competências; A avaliação pedagógica EFA – dilemas e tensões de um quadro avaliativo formativo; e modos pedagógicos EFA - Formar para a acção.
A opinião geral dos destinatários deste evento foi unânime ao considerar que esta acção formativa contribuiu para alargamento dos conhecimentos das novas metodologias, estratégias e contributos técnicos pedagógicos das equipas das entidades participantes.
Esperamos que este tipo de iniciativa se repita no futuro tendo em vista melhorar a qualidade da formação ministrada e o profissionalismo dos nossos formadores. De realçar ainda o trabalho dos formandos do Curso de “Empregado Comercial” Acção 1 de Fafe que foram os responsáveis pelo Secretariado e recepção dos participantes.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.