Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2006

SECÇÃO: Região

Governo Civil de Braga promoveu “Prémio de Jornalismo”

foto
Com o objectivo de distinguir anualmente os jornalistas e fotojornalistas que apresentem os melhores trabalhos sobre assuntos de interesse do Distrito, o Governo Civil de Braga, promoveu o concurso – Prémio de Jornalismo, referente ao ano 2005.
Nesta edição foram apresentados 136 trabalhos, elaborados por 38 profissionais de imprensa e publicados em 14 órgãos de comunicação social.
No passado dia 3 de Maio, o júri, constituído por José Ribeiro Cardoso, em representação da Associação Portuguesa de Imprensa Regional; Abílio Peixoto, em representação da Associação portuguesa de Imprensa Diária; Pimenta de França, em representação do Sindicato dos Jornalistas; Felisbela Lopes, em representação da Universidade do Minho e o escritor Jorge Reis, reuniu, para apreciar e avaliar os trabalhos a concurso.
A sessão de entrega dos prémios, que teve lugar no dia 29 de Maio, contou com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares, Dr. Augusto Santos Silva.
Na ocasião, Francisco Magalhães Costa, do Jornal de Notícias, arrecadou o primeiro prémio com o trabalho publicado em 22 de Fevereiro de 2005 e intitulado “São poucos os mestres de pintura de santos”. O segundo prémio foi atribuído a Nuno Fernando Araújo Passos, com o trabalho “cibercopianço” publicado no UM – Jornal da Universidade do Minho, em 7 de Janeiro de 2005. Em segundo lugar ficou também José Paulo Rodrigues da Silva, pelo trabalho “Artesão bracarense reacende a arte de bordar a cera” publicado no Correio do Minho, em 23 de Julho de 2005. Emília Monteiro, do Jornal Público (Revista Pública) alcançou o terceiro prémio pelo texto publicado em 19 de Junho de 2005, intitulado “Vezeira”, prémio este que repartiu com Alexandre Gonzaga e Elisabete Carvalho pelo trabalho “Falta de ocupação dos reclusos preocupa director da cadeia de Braga” publicado no Diário do Minho, no dia 25 de Dezembro de 2005.
Por sua vez, Avelino Manuel Oliveira Lima, recebeu uma menção honrosa, pelo trabalho fotográfico “ligação à rede de saneamento está abaixo das expectativas” publicado no Diário do Minho em 14 de Junho de 2005, o mesmo sucedendo a Luísa Teresa Ribeiro, pelo trabalho “Empresas precisam de perceber que compensa empregar deficientes”, publicado no jornal Diário do Minho, em 13 de Dezembro de 2005 e a Teresa Ferreira, do Notícias de Guimarães, que em 2 de Setembro de 2005, publicou o trabalho “Um brasileiro em Portugal e um português no Brasil – Há 50 anos chegou ao Vitória primeiro brasileiro – Ernesto Paraíso”.

Prémio de Jornalismo – um espaço de reflexão

Esta iniciativa do Governo Civil do Distrito de Braga, da qual resultou a publicação de uma Revista e que constitui um espaço de reflexão em que participam homens e mulheres ligados à Comunicação Social da região, tem como objectivo principal potenciar novas e permanentes intervenções sobre as realidades do distrito.
Reforçar as linhas de proximidade com todas as populações de modo a melhor e mais rapidamente sentir o seu pulsar, as suas preocupações e os seus projectos, constitui uma das preocupações do Governador Civil do Distrito de Braga, Dr. Fernando Moniz.
Este Governante considera que é importante acompanhar as actividades projectadas na imprensa local e regional do distrito ao mesmo tempo que estimula o trabalho desenvolvido ao distinguir os jornalistas e os fotojornalistas que apresentem os melhores trabalhos sobre assuntos de interesse para o distrito.
Na sua mensagem, o Governo Civil de Braga, não pode deixar de saudar todos os que abraçam com persistência e dedicação esta profissão, desejando que este prémio seja a imagem de uma acção de dignificação dos jornalistas e da imprensa local e regional, cujo trabalho desenvolvido representa sem dúvida, um importante factor de atractividade, competitividade no desenvolvimento do distrito de Braga.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.