Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-06-2006

SECÇÃO: Região

Alergias: as doenças da primavera

A Primavera é uma época do ano que se caracteriza pela beleza natural das flores e pelo regresso das aves. Porém, para alguns, esta época do ano é o início de uma série de sintomas que se repetem ano após ano. Falamos das alergias da Primavera.

O que é uma alergia?
Alergia é um estado de hipersensibilidade em que o sistema imunitário fica num estado frenético, reagindo fortemente contra substâncias para as quais, normalmente, não precisamos de defesas.

Tipos de alergias
São vários os tipos de alérgenes que provocam esta hipersensibilidade, sendo que os mais frequentes são os ácaros do pó da casa e os pólens das gramíneas. Eles podem atingir o organismo por quatro vias: pela respiração (boca e nariz), pelas conjuntivas, pelo aparelho gastrintestinal e através da pele.

Como se manifesta?
A alergia pode manifestar-se em qualquer parte do corpo. Se for do foro respiratório o paciente pode ter rinite alérgica ou asma; se for nos olhos terá conjuntive alérgica; na pele eczemas e dermatites atópicas, e se for gastrintestinal, alergias alimentares.

Como diagnosticar?
Existem vários métodos, no entanto, o mais simples, rápido e específico é o teste cutâneo. Este teste consiste na aplicação de uma gota dos extractos alergénicos na pele através de uma agulha. Após 20 minutos obtém-se a resposta, positiva ou negativa, conforme se verifique ou não a existência de uma pápula no local da picada.

Como tratar uma alergia?
- evitar entrar em contacto com as substâncias a que é alérgico;
- usar um medicamento apropriado;
- ou recorrer ao método de hipo-sensibilização. De 2 em 2 meses, uma pequena porção do alergene é injectada na pele do paciente, de modo a que construa uma imunidade natural contra a substância, deixando de produzir uma reacção alérgica. Este método, normalmente, é aplicado a pessoas com reacções extremas e que podem ser perigosas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.