Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

PELA cÂMARA
Autarquia apoia colectividades

Banda Cabeceirense e Paróquia de Refojos recebem apoio

foto

No edifício dos Paços do Concelho, reuniu no dia 25 de Maio o executivo Municipal de Cabeceiras de Basto.
Segundo informação divulgada, dos assuntos tratados o destaque foi para a decisão do executivo municipal em prosseguir com os apoios às associações e colectividades concelhias desta vila com destaque para a Banda Cabeceirense a quem decidiu atribuir a quantia de 14.400,00 Euros. Trata-se de uma verba destinada a assegurar o funcionamento da Escola de Música, através da qual esta colectividade tem vindo a prestar formação musical gratuita aos jovens de Cabeceiras de Basto.
Recorde-se que a Banda Cabeceirense é uma das mais antigas e prestigiadas agremiações do concelho, cuja actividade tem sido apoiada, em parte, pela Câmara Municipal, quer através da cedência de instalações na Casa da Música, quer através da atribuição de apoios monetários. Esta centenária filarmónia, integra actualmente um grande número de jovens aos quais proporciona, através desta escola, semanalmente, a possibilidade de desenvolverem as suas aptidões musicais. A escola de música da Banda Cabeceirense é actualmente frequentada por quase meia centena de alunos, registando-se de algum tempo a esta parte grande afluência de jovens, que, desta forma, garantem também, a continuidade da Banda Cabeceirense.
foto
Informação divulgada refere que com esta medida a Câmara Municipal está a contribuir para melhorar e desenvolver a formação musical dos jovens cabeceirenses.
Por sua vez a Paróquia da Freguesia de Refojos recebeu igualmente o apoio do executivo municipal, através da aquisição de um plasma no valor de 1.269,29 Euros, destinado à apresentação de várias actividades de ocupação de tempos livres das crianças e jovens e de apoio social, que com frequência são desenvolvidas neste Centro Catequético da vila.

Câmara lança 1º Concurso Literário – Conto Infantil

Na reunião, a Câmara decidiu igualmente aprovar o regulamento do 1º Concurso Literário – Conto Infantil, que a Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto, localizada na vila do Arco de Baúlhe, está a dinamizar até ao próximo dia 15 de Setembro. Esta iniciativa tem como objectivo promover e divulgar novos talentos literários, estimular o gosto pela escrita e pela leitura e difundir o nome de Cabeceiras de Basto como agente promotor de cultura e de educação. O Regulamento aprovado prevê a atribuição de 450, 00 Euros destinados aos diferentes prémios [ 1º prémio – 250º Euros; 2º prémio – 150 Euros; 3º prémio – 75 euros] que este 1º Concurso Literário – Conto Infantil contempla, dos quais se destaca duas monções honrosas a atribuir à melhor ilustração original e ao melhor jovem escritor , com idade inferior a 18 anos.
Esta iniciativa, que se destina a pessoas que não tenham ainda nenhum livro publicado na área da literatura, de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada, contribui certamente para promover e consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, servindo de estímulo para o desenvolvimento efectivo da população.
Os trabalho podem ser entregues em mão na Biblioteca Municipal, na vila do Arco de Baúlhe, de Segunda a Sexta-feira entre as 9h00 – 12h30m e as 14h00 – 17h30m , ou via correio dirigidos ao Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Centro de Formação de Basto e Prosep agradecem

A Câmara Municipal registou ainda o agradecimento enviado pelo Centro de Formação de Basto, no que se prende com o apoio prestado no âmbito da realização da 9ª edição dos Encontros de Basto, que teve lugar em Celorico nos dias 4 e 5 de Maio. Também o PROPSEP – Projecto de Sensibilização da População Escolar enviou um agradecimento à Autarquia pela colaboração prestada através do transporte dos Clubes da Floresta de concelho que se deslocaram à Póvoa de Lanhoso para participar no VI Encontro Distrital, realizado no dia 5 de Maio.
O executivo indicou o Dr. Jorge Machado, como representante da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto na Região de Turismo da Serra do Marão, a que pertence.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.