Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

Maio, mês do coração

O que é um AVC?
Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma patologia associada a alterações nos vasos sanguíneos do cérebro. Alterações essas que podem ser de dois tipos: isquémicas e hemorrágicas.
As alterações isquémicas resultam da redução no fluxo sanguíneo cerebral que transporta para o cérebro oxigénio e nutrientes essenciais ao funcionamento das células que o constituem. Se houver uma redução do fluxo as células cerebrais deixam de receber esses elementos e acabam por morrer.
As alterações hemorrágicas, por sua vez, resultam de alterações da permeabilidade dos vasos sanguíneos cerebrais ou da ruptura dos mesmos, o que permite a saída de sangue desses vasos provocando a formação de um aglomerado de sangue que comprime as estruturas cerebrais, alterando o seu funcionamento.
Quando isto acontece, as funções desempenhadas pelo grupo de células que morreu perdem-se e o indivíduo tem sinais neurológicos, ou seja, manifestações da falta dessas mesmas funções.
O que origina um AVC?
No caso do AVC isquémico existem duas causas principais: a trombose e a embolia. A trombose acontece quando uma artéria fica mais estreita e entope, a embolia, por sua vez, acontece quando algo que circula na corrente sanguínea chega a uma artéria com menor calibre e entope.
No caso do AVC hemorrágico, as duas causas mais comuns são o traumatismo craniano e a existência de alterações nas artérias, nomeadamente, aneurismas e malformações artério-venosas.
Factores de risco de AVC
- idade (superior a 50-60 anos)
- sexo masculino
- história de AVC na família mais próxima
- hipertensão arterial
- diabetes
- hiperlipidémia (gorduras na sangue)
- tabagismo
- alcoolismo
- anticonceptivos orais (pílula)
O que pode fazer para evitar um AVC?
- exercício físico regular de intensidade moderada
- dieta rica em peixe, cálcio e potássio
- seguir os conselhos do médico, no caso de ser hipertenso, diabético ou Ter problemas de coração.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.