Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

Cabeceiras prepara Festa da educação, cultura, formação e emprego

Cabeceiras de Basto prepara-se para acolher a realização da Festa da Educação, Cultura, Formação e Emprego que terá lugar de 23 a 25 de Junho, na Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto (Mercado Municipal). Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal e da Empresa EMUNIBASTO que conta com o apoio do Ensino Recorrente e Extra – Escolar, do Projecto Caminhos para a Igualdade e dos Agrupamentos de Escolas do Arco de Baúlhe, Cavez e Refojos.
Proporcionar à população Cabeceirense o contacto com diversas formas de cultura tais como o teatro, a música, a arte, a leitura, entre outras, assim como debater temas como o empreendedorismo e inovação, o processo de Bolonha, o papel das mulheres no caminho para a igualdade, são alguns dos objectivos previstos no âmbito da realização deste certame.
Do programa fazem parte várias acções, de que se destaca, no primeiro dia, 23 de Junho, a abertura pelas 9h30m com a actuação de um grupo de Tocadores de Realejos Medievais, seguindo-se a sessão “contos sem pontos com tontos” direccionada para os alunos dos três agrupamentos de escolas concelhios, Arco de Baúlhe, Cavez e Refojos, respectivamente. Para as 15h00m, está prevista a realização do Seminário Empreendedorismo – Inovação em Movimento, na Salão Multiusos do Mercado Municipal e pelas 18h00, o lançamento do livro “A acção dos Pereiras nos Descobrimentos no Séc. XVI” de autoria da cabeceirense Drª Estela Vilela Passos, no âmbito da Feira do Livro que integra igualmente este evento. Um desfile de moda, um arraial de S. João com desfile de marchas populares, a actuação do Grupo de Jovens de Cavez e uma sardinhada animada pela artista Maria Lisboa completam este primeiro dia de festa.
No dia 24 de Junho, destaca-se a realização da conferência “Mulheres Portuguesas nos Caminhos para a Igualdade” promovida pelo Projecto Caminhos para a Igualdade, o workshop “Processo de Bolonha”, organizado pelo Gabinete de Apoio à Juventude e às 22 horas uma sessão de teatro intitulada “Vivas à Moda do Porto” constituem o programa do segundo dia de Festa.
Para o dia 25 de Junho, último dia do certame, está prevista uma actuação da Escola de Bailado de Fafe, seguida da animação promovida pelo grupo URBEDANCE e pelo Grupo de Canto e Dança de Oeiras, que desta forma encerram a edição da Festa da Educação, Cultura, Formação e Emprego.


© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.