Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

Dia Internacional dos Museus

O Museu das Terras de Basto, no Arco de Baúlhe, assinalou no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus. Visitas guiadas à exposição: Viagem pelos sons e sentidos – A Música Tradicional Portuguesa; distribuição de lembranças e brindes a todos os visitantes, encontros temáticos promovidos pelo serviço educativo do museu foram algumas das actividades realizadas ao longo do dia naquele equipamento cultural.
De destacar a acção intitulada “A música dos nossos avós”, durante a qual os alunos de uma turma da Escola EB1 da Serra, daquela vila arcoense, interpretaram temas musicais tradicionais e proporcionaram ao público assistente momentos animados e de grande alegria.
De referir ainda, que “Os Museus e os Jovens” foram o tema de reflexão proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para assinalar, este ano, a 28.ª edição do Dia Internacional de Museus.

Neste dia foram realizadas várias actividades com as Escolas
Neste dia foram realizadas várias actividades com as Escolas
No âmbito desta comemoração, destacou-se como função basilar dos museus, a comunicação, reflectida em diversas actividades desenvolvidas na programação prevista que passou por eventos como diversificados como a inauguração de exposições, a promoção de visitas guiadas, até à animação de rua, à realização de conferências, entres outras acções, destinadas a atrair as pessoas aos Museus e incentivá-las a descobrir a cultura, a etnografia e o rico e diversificado património à guarda dos Museus existente em todo o mundo.
Os Museus, enquanto instituições culturais, apresentam hoje uma programação cada vez mais dinâmica e diversificada de que se destacam as actividades pedagógicas, tecnológicas e lúdicas, que procuram ir ao encontro, sobretudo, do público mais jovem, estabelecendo formas inovadoras de diálogo entre gerações e culturas.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.