Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-05-2006

SECÇÃO: Região

16 e 17 de Junho
1º Encontro de Jovens Poetas

A AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sociocultural, com sede na Póvoa de Varzim, vai promover nos dias 16 e 17 de Junho, em Cabeceiras de Basto, o primeiro Encontro de Jovens Poetas. Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo promover a criação e a divulgação do texto literário e poético.
Assim, à semelhança de outras actividades já promovidas pela associação AGIR, este Encontro de Jovens Poetas, vai certamente atrair ao concelho de Cabeceiras de Basto, pessoas provenientes de várias localidades do distrito e do país, ao mesmo tempo que contribuirá para a promoção e divulgação das potencialidades gastronómicas, sócio culturais e turísticas que este concelho encerra.



Recorde-se que esta jovem Associação, de seu nome AGIR, tem vindo a privilegiar Cabeceiras de Basto, ao escolher esta terra como cenário de algumas das suas actividades de âmbito internacional, tais como a organização de dois Congressos. O primeiro, Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sociocultural, realizado em 2003, agregou autarcas, investigadores, técnicos, estudantes e todos aqueles que no dia a dia contribuem para a promoção do desenvolvimento no meio rural, abrindo um espaço para reflexão e debate sobre a investigação nas áreas sociais e culturais, bem como sobre a implementação do desenvolvimento nas referidas áreas, possibilitando a apresentação e divulgação de trabalhos de cariz prático e teórico, num ambiente multicultural, multidisciplinar e internacional. Em súmula, um fórum privilegiado de discussão entre todos os participantes que transformou este evento num congresso de grande qualidade, pelas comunicações apresentadas e pelo elevado nível dos oradores intervenientes e que reuniu consenso positivo quer da organização, quer dos participantes.
O segundo, designado por Congresso Internacional sobre Saúde, Cultura e Sociedade, realizado em 2005, reuniu no Auditório Municipal desta vila vários especialistas e numeroso público para debater e reflectir problemáticas de enorme interesse e particular actualidade.
Hábitos Socioculturais, Prevenção e Educação, Medicina Tradicional versus Medicinas alternativas, envelhecimento e deficiência, violência, drogas e alcoolismo, bem como, doenças sexualmente transmissíveis e o papel dos meios de comunicação social, foram alguns dos temas abordados nestes dois dias de trabalho.
Assim, num foro internacional e interdisciplinar foram abordadas questões da saúde e da doença, num âmbito cultural e social, verificando-se que, para além do saber médico, científico, ainda hoje, há pessoas que recorrem ao saber popular na sua relação com a saúde e com a doença, revelando assim, temáticas que constituem um manancial de grande complexidade mas também de aliciante interesse, que transformaram este I Congresso Internacional sobre Saúde, Cultura e Sociedade, num evento positivo e de grande importância.
A AGIR realizou dos Congressos mencionados, e vai agora promover o 1º Encontro de Jovens Poetas com a colaboração da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da empresa EMUNIBASTO.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.