Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2006

SECÇÃO: Última Página

Autarquia lança campanha de recolha de "monos"

A implementar a partir do dia 31 de Maio, última Quarta-feira do mês, o Município de Cabeceiras de Basto vai dinamizar uma campanha de sensibilização para a recolha de “monos”, isto é, de frigoríficos, fogões, televisores, electrodomésticos velhos, colchões entre outros objectos, que uma vez abandonados em nada abonam a imagem do concelho e dos seus habitantes.

Sistema Intermunicipal de recolha de lixo

Recorde-se que o Município de Cabeceiras de Basto integra, conjuntamente com os concelhos de Amarante, Baião, Marco de Canavezes, Celorico e Mondim de Basto, o sistema intermunicipal de recolha de lixo do Baixo Tâmega (gerido pela REBAT – Empresa de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega).
Trata – se, segundo informação divulgada, de um sistema, de âmbito regional, que permite a implementação da recolha selectiva de lixos, procurando efectuar uma melhor triagem e simultaneamente, valorizar e tratar os resíduos sólidos da região.

No entanto, apesar da Câmara Municipal ter colocado eco pontos nas freguesias do concelho e de ter alargado a rede e recolha de lixo, continua a registar dificuldades na recolha dos referidos “monos” que na maior parte das vezes são depositados nas bermas das estradas, originando pequenas lixeiras e denegrindo a imagem de Cabeceiras de Basto.

REBAT coloca contentor nas Cerdeirinhas

Estes objectos volumosos fora de uso (monos), podem ser depositados pelos munícipes num contentor disponibilizado para o efeito colocado junto à estação de transferência, localizada nas Cerdeirinhas, mais propriamente junto ao Estádio Municipal, na freguesia de Refojos.
A campanha lançada pela Autarquia incide, segundo informação divulgada, em duas frentes: os cabeceirenses podem, por um lado, proceder à colocação directa dos “monos” no contentor disponibilizado para o efeito, bastando para tal uma deslocação à estação de transferência nas Cerdeirinhas, em Refojos, ou colocando os “monos”, na última Terça-feira de cada mês, junto dos contentores de lixo existentes na sua rua ou lugar, tendo em vista a sua recolha pelos serviços da Autarquia, no dia seguinte.
Os Municípes podem ainda comunicar na Câmara Municipal, mais precisamente, na Loja do Munícipe, directamente ou através do telefone [253 669100], que pretendem desfazer-se de alguns “monos” volumosos e como tal solicitar o apoio dos Serviços de Higiene e Limpeza municipais através do preenchimento de uma ficha de identificação, por forma a que o levantamento do lixo seja efectuado no mais curto espaço de tempo.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.