Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2006

SECÇÃO: Última Página

Nova Capela Mortuária no Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Numa cerimónia simples, que contou com a presença de autarcas, pároco da freguesia e alguns populares, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, procedeu no dia 8 de Maio, à inauguração das instalações da nova capela mortuária da sede da vila de Cabeceiras de Basto.
Localizada na ala sul adjacente ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, com entrada pelo Jardim dos Arcebispos, esta Capela, vem substituir a única Casa Mortuária até agora existente no concelho, localizada junto ao Hospital Prof. Júlio Henriques, ainda que a título provisório, até que sejam construídas instalações definitivas, a ser projectadas pelo Município.

O Pe. Fernando Castro procedeu à benção da nova Capela Mortuária, localizada na ala lateral sul da Igreja do Mosteiro S. Miguel de Refojos, no jardim dos Arcebispos
O Pe. Fernando Castro procedeu à benção da nova Capela Mortuária, localizada na ala lateral sul da Igreja do Mosteiro S. Miguel de Refojos, no jardim dos Arcebispos
O novo espaço, devidamente decorado, composto por duas salas com capacidade para depositar dois esquifes, e sanitários, está dotado das melhores condições de funcionalidade, conforto e operacionalidade, uma vez que se encontra localizado junto à Igreja Paroquial de S. Miguel de Refojos.
As obras de adaptação realizadas pela Autarquia de Cabeceiras de Basto, com a colaboração da Paróquia de Refojos, vêm deste modo, satisfazer uma pretensão da população local, uma vez que as antigas instalações careciam, actualmente, de condições de funcionamento e eram dotadas de pouco espaço para o movimento crescente de féretros que ali eram depositados.
A antiga Morgue do Hospital tem agora como alternativa, uma Capela Mortuária mais digna e nobre, já que está equipada com a finalidade de proporcionar as melhores condições de comodidade e bem-estar das pessoas, conforme sublinhou o Presidente da Edilidade, Engº Joaquim Barreto, no acto da inauguração.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.