Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2006

SECÇÃO: Região

Cantina e Refeitório de Lameiros entrou em funcionamento

O Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves destaca a importância desta obra para os jovens alunos
O Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves destaca a importância desta obra para os jovens alunos
A Escola EB1 e o Jardim de Infância de Lameiros, na freguesia de Refojos, dispõem a partir do dia 15 de Maio de uma nova valência. Referimo-nos à entrada em funcionamento da cantina e do refeitório daquele estabelecimento de ensino com capacidade para servir cerca de 52 alunos do ensino pré-primário e do primeiro ciclo.

Um investimento feito pela Câmara Municipal, que ronda os 75 mil euros e que vai de encontro à reforma do sistema educativo lançada pelo Ministério da Educação no sentido de proporcionar às crianças e jovens em idade escolar um tempo alargado de ocupação nos estabelecimentos de ensino através da realização de actividades diversificadas. Uma tarefa que não é fácil, como referiu o autarca, Engº Joaquim Barreto, na intervenção efectuada no decorrer da inauguração daquelas instalações realizada no dia 14 de Maio. Perante autarcas, professores, pais e alunos, o Presidente da Câmara Municipal disse tratar-se de uma tarefa que implica dinheiro e planeamento, referindo também que apesar das dificuldades financeiras, a aposta na educação é uma prioridade em Cabeceiras de Basto.
Aspecto da cantina que a Câmara Municipal acaba de construir na Escola EB-1 e Jardim de Infância de Lameiros
Aspecto da cantina que a Câmara Municipal acaba de construir na Escola EB-1 e Jardim de Infância de Lameiros

Isto porque, os meninos e meninas que frequentam os estabelecimentos de ensino mais distantes da sede do concelho, têm direito às mesmas “regalias” que aqueles que se enquadram em meios mais favorecidos. Segundo informação divulgada, o Presidente disse ainda, que este é um lugar da freguesia de Refojos que tende a crescer devido à existência, nos arredores, de dois parques industriais (Lameiros – Refojos e Olela – Basto) e de uma Escola Tecnológica, o que tem levado a várias beneficiações, quer ao nível das acessibilidades, quer ao nível dos equipamentos existentes e justifica plenamente os investimentos feitos. Recorde-se que este estabelecimento de ensino foi recentemente intervencionado no que respeita aos arranjos exteriores, à construção de um parque infantil, campo de jogos, acessos, vedação do recinto escolar, bem como, apetrechado com mobiliário e equipamento informático entre outras obras ali realizadas, tendo em vista garantir melhores condições de ensino para alunos, em particular e para a comunidade escolar em geral.
Dezenas de pais compareceram à cerimónia de abertura da cantina e refeitório
Dezenas de pais compareceram à cerimónia de abertura da cantina e refeitório
Por fim, o edil cabeceirense, apelou para o bom uso das novas instalações, que só têm razão de existir se forem bem aproveitadas.





Presente na cerimónia esteve também o Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Francisco Alves, que na sua intervenção deixou patente a satisfaçção pela obra efectuada, assim como, pela pronta disponibilidade da Autarquia em criar mais um serviço que vai certamente, beneficiar e contribuir para o bem estar da comunidade escolar de Lameiros. Da mesma opinião partilhou a representante do Agrupamento de Escolas de Refojos, Profª Fátima Carvalho, que agradeceu a colaboração manifestada pela Câmara Municipal, desde o primeiro contacto estabelecido, cuja garantia de transporte dos alunos para o refeitório do Jardim de Infância de Olela, na freguesia de Basto-Santa Senhorinha numa primeira fase e a construção da cantina e refeitório naquele estabelecimento de ensino, numa segunda fase, garantiu o serviço de refeições dando resposta às novas exigências do Governo que vieram alterar a “vida” de professores, pais e alunos, garantindo, sobretudo, melhores condições de ensino para alunos, professores e encarregados de educação.
Um lanche-convívio assinalou a inauguração da cantina de Lameiros
Um lanche-convívio assinalou a inauguração da cantina de Lameiros
A inauguração e a visita às instalações, acabou em clima de festa com um lanche oferecido à população presente, saboreado ao som da música ali colocada para assinalar uma iniciativa tão simples quanto significativa para os habitantes do lugar de Lameiros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.