Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-05-2006

SECÇÃO: Região

Caminhos para a igualdade nas freguesias

foto
A APIHM – Associação Portuguesa de Investigação Histórica sobre as Mulheres iniciou, no dia 12 de Maio, uma nova fase deste abrangente projecto intitulado Caminhos para a Igualdade. Trata-se de um projecto, dinamizado no âmbito do Programa Operacional de Emprego Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS) que está a ser desenvolvido, desde finais de 2005, em três fases operacionais distintas que têm em vista sensibilizar a comunidade local para a importância do papel das mulheres na sociedade, alertando a comunidade local para as situações de desiguladade existentes, ensinando-a a reagir contra elas pela promoção da sua auto-estima e confiança. Este Sensibilizar os jovens para a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, fomentar o diálogo intergeracional, chamando a atenção dos mais novos para a mais valia das gerações idosas e dos seus saberes, ao mesmo tempo que se pretende valorizar a dimensão cultural das comunidades, com forte impacto em todos os aspectos da igualdade de oportunidades, reforçando a autonomia e a capacidade de intervenção técnica da APIHM e a participação cívica e a capacidade de influência da associação na sociedade são outros dos objectivos inerentes ao projecto em curso.
Estão previstas várias acções, entre as quais a caracterização da realidade sociocultural em matéria de igualdade, várias conferências alusivas a esta temática, entre outras, que dão agora lugar a um novo espaço de debate nas freguesias do concelho. Nesse sentido, a APIHM reuniu com os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho com o objectivo de apresentar o projecto, e estabelecer parcerias com as autarquias, interlocutores previligiados para melhor informar e sensibilizar a comunidade para esta causa e desta forma, contribuir para o êxito deste projecto e para uma sociedade mais justa e equitativa.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.