Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2006

SECÇÃO: Concelho em acção

Em Abadim
Nicho em homenagem ao Padre Francisco Rebelo

Um nicho em granito com uma imagem de Nossa Senhora da Assunção foi inaugurado, no pretérito dia 22 de Abril, como preito de homenagem ao antigo pároco da freguesia de Abadim, Padre Francisco Rebelo.
O momento evocativo da presença daquele sacerdote católico na freguesia de Abadim durante 38 anos é uma iniciativa da Junta de Freguesia local, com a colaboração da paróquia e da população da freguesia, que recorda com saudade a bondade, a dedicação e a simpatia do seu pastor de muitos anos.
O Padre Francisco Rebelo faleceu de morte súbita há 22 anos, no decorrer da visita Pascal no local onde agora foi erigido um nicho em sua memória. Trata-se do lugar do Cudesal, próximo da Castanheira, onde caiu inanimado em 1984, quando conduzia o “Compasso” pelos lugares de Abadim.
Na cerimónia de inauguração estiveram presentes muita população, o Arcipreste de Cabeceiras de Basto e actual pároco de Abadim, Padre José Augusto Ribeiro e os Presidentes da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto e da Junta de Freguesia, Alexandre Lopes, os quais elogiaram a figura do Padre Francisco Rebelo e a sua dedicação às causas da Igreja e da freguesia que conquistaram o apoio, o respeito e uma profunda estima dos crentes e da população em geral.




© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.