Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 30-04-2006

SECÇÃO: Região

Dia Mundial do Livro assinalado no concelho

A Câmara de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Municipal e da EMUNIBASTO, promoveram de 17 a 23 de Abril, a iniciativa “Primavera de Livros”.
Tratou-se de uma acção lançada pelo Ministério da Cultura, com o objectivo de assinalar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Para tal foram distribuídos marcadores de livros em vários pontos do concelho, nomeadamente nas escolas e livrarias, ao mesmo tempo, que se procurou incentivar a compra de livros enquanto meio fundamental para o enriquecimento cultural da sociedade e para a partilha de conhecimentos.
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado por decisão da UNESCO, desde 1996, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a tradição catalã, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro. Em simultâneo, nesta data, é prestada homenagem à obra de grandes escritores como Shakespeare e Cervantes, falecidos nessa mesma data no ano de 1616.
Assim, durante a semana que antecedeu a comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor o Ministério da Cultura e os patrocinadores da iniciativa, da qual o Município de Cabeceiras de Basto foi parceiro, dinamizou uma campanha nacional para fomentar a compra de livros, para a qual escolheu como eixo de comunicação o conceito “Primavera de Livros”, em que se defende que “partilhar livros e flores nesta Primavera é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão”.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.