Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-04-2006

SECÇÃO: Região

Cabeceiras de Basto revive tradição

A freguesia de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) recebeu, nos dias 7 e 8 de

foto
Abril, e à semelhança dos anos anteriores, a tradicional procissão em honra de Nosso Senhor Jesus dos Passos.
Este evento, cujas raízes remontam a 1938, é organizada anualmente pela população da freguesia, que reúne esforços no sentido de manter viva esta tradição religiosa.
No Sábado, dia 7 de Abril, pelas 21h30, teve início a, já habitual, procissão das velas, em que seguiram as imagens de Nosso Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que percorreram diferentes trajectos na freguesia. No dia seguinte, dia 8 de Abril, pelas 15h30,a procissão saiu da Igreja Paroquial em direcção à Casa do Casal. Acompanhada pela Banda de
Música Cabeceirense e com a presença de inúmeros figurantes que
representaram personagens que acompanharam Cristo em direcção ao calvário,
esta procissão, que contou ainda com vários visitantes, teve como momento
alto o “encontro” das duas imagens, ,mãe e filho, em que foi proferido o
“sermão do Encontro”. Após este acto, que comoveu muitos dos presentes, e a finalizar a cerimónia, as duas imagens seguiram para a igreja paroquial onde se aludiu ao “Sermão do Calvário”.
Esta procissão deu assim início a uma semana dedicada à preparação para a visita pascal, que
conta com a realização de pregações diárias até Quinta-feira, dia 13, altura em que decorre a cerimónia de “lava-pés”. Na Sexta-feira santa, dia 14 de Abril, por sua vez, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau) assiste à encenação da Via Sacra ao vivo, pelos jovens da
freguesia que, desta forma, participam activamente nas cerimónias religiosas que integram o calendário católico nesta quadra festiva e de especial significado para a comunidade cristã.

Por: Carla Oliveira

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.