Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-04-2006

SECÇÃO: Região

Basto Jovem dinamiza “Páscoa em Barafunda”

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em parceria com a EMUNIBASTO, E.M., tem em prática um conjunto de actividades dirigidas às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho, para ocupação das Férias da Páscoa.
Este programa, denominado “Páscoa em Barafunda” surge no âmbito do Programa Basto Jovem e é constituído por várias actividades, desde jogos de grupo, formação rodoviária e visitas guiadas ao Museu das Terras de Basto, à Biblioteca Municipal e aos Espaços de Convívio e Lazer. Também a leitura de poemas de autores portugueses, trabalhos de pintura de ovos de Páscoa, bem como, o visionamento de um filme infantil ocuparam as tardes livres dos mais pequenos, neste período de pausa escolar, proporcionando-lhes momentos agradáveis de convívio, confraternização e aprendizagem.
Segundo informação divulgada, pretende-se com este projecto dar a conhecer à pequenada os diversos equipamentos existentes no concelho e incentivá-los a praticar actividades lúdicas, desportivas e culturais úteis à sua aprendizagem e integração social.

A Escola Fixa de Trânsito foi um dos locais visitados durante a iniciativa
A Escola Fixa de Trânsito foi um dos locais visitados durante a iniciativa
Recorde-se que o Projecto Basto Jovem surgiu de uma candidatura efectuada pela autarquia ao Programa Escolhas 2ª Geração, e tem como principais objectivos apoiar a integração de crianças e jovens entre os 6 e os 24 anos, numa perspectiva de maior equidade, permitindo a todos o exercício efectivo da sua cidadania.
Tendo como base um diagnóstico social do concelho previamente elaborado, o Projecto Basto Jovem desenvolve várias actividades lúdicas, sociais, culturais e pedagógicas, no sentido de colmatar as necessidades sentidas e, desta forma, contribuir para a prevenção do absentismo e do abandono escolar precoce, dotando, em simultâneo, as crianças e jovens de competências e saberes que lhes permitam a reintegração escolar ou a qualificação profissional, assim como, promover o desenvolvimento pessoal e social integrado capacitador da integração escolar e social das crianças e jovens de Cabeceiras de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.