Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-03-2006

SECÇÃO: Região

SEMANA DA FLORESTA E DO CABRITO UM ÊXITO RENOVADO
“Olhar a floresta como uma prioridade”

Uma forte aposta nos recursos florestais e na atracção de investimentos para a floresta foi um dos objectivos da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, que, em colaboração com a empresa municipal Emunibasto promoveu de 21 até 26 de Março, a Semana da Floresta e do Cabrito, que este ano teve como cenário principal o Complexo Florestal da Veiga, em Bucos. Apesar das más condições atmosféricas que se fizeram sentir durante a semana, mantiveram-se as plantações de árvores, as acções de desbaste, a desramação e a limpeza de povoamento, assim como, a reflorestação de áreas queimadas em várias localidades, dinamizadas pelos alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, assinalando desta forma, o Dia Mundial da Floresta [dia 21 de Março].
No dia 22 de Março e Dia Mundial da Água, foram igualmente levadas a cabo várias acções de sensibilização junto da comunidade educativa, com especial incidência na campanha de poupança de água e na limpeza de nascentes. Durante o certame foram ainda desenvolvidas outras acções tendo em vista educar e sensibilizar para a defesa e preservação da floresta, em várias freguesias de Cabeceiras de Basto.

O Presidente da Câmara e alunos do Agrupamento de Refojos plantaram árvores no Complexo Florestal da Veiga, em Bucos
O Presidente da Câmara e alunos do Agrupamento de Refojos plantaram árvores no Complexo Florestal da Veiga, em Bucos
Gastronomia, animação e desporto integraram o programa

A Semana da Floresta e do Cabrito ficou ainda marcada pela realização de um conjunto de várias actividade lúdicas, desportivas e gastonómicas que, apesar do tempo frio e chuvoso, atrairam numeroso público, reflectindo o êxito deste evento.
A promoção gastronómica [que transitou para o Mercado Municipal], as provas de atletismo [que decorreram na Serra da Cabreira] nas quais participaram meia centena de desportistas e nas quais esteve presente a atleta olímpica Aurora Cunha, assim como, os passeios de BTT, a actuação dos grupos musicais, Quadrângulo e Tradições do Minho e o espectáculo promovido pelo conhecido artista nacional Quim Barreiros e que atraiu uma verdadeira enchente ao Mercado Municipal, encerraram esta Semana da Floresta e do Cabrito.
De referir ainda que este certame teve ainda, patente ao público, no Complexo Florestal da Veiga, a exposição “Floresta Viva”, na qual estiveram presentes vários stands com animais domésticos e selvagens, assim como, representações de várias associações e clubes ligados à floresta, à pesca, à caça e também ao turismo e ao desenvolvimento rural desta terra de muitos saberes e agradáveis sabores.
Nesta iniciativa além dos agrupamentos de escolas do concelho, colaboram também, a Cooperativa Ruralbasto, o Instituto Norte e Qualidade e ainda a Associação Mútua de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.