Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-03-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Sessões de Esclarecimento em Sala de Aula

Dr.Jorge Machado
Dr.Jorge Machado
Desde o mês de Janeiro até princípios de Abril, as sessões de formação serão dedicadas à temática da Pobreza e Exclusão Social no nosso concelho. Perante este tema, tivemos a honra de receber na nossa sala de formação o Dr. Jorge Machado (Rede Social e Fundação A. J. Gomes da Cunha), a Dra. Luísa Coutinho (Segurança Social), o Dr. Filipe Martins (Centro Social e Paroquial de Abadim) e a Dra. Elisa Martins (Acção Social da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto) que, afavelmente, aceitaram o convite em participarem neste ciclo de sessões com o objectivo de darem a conhecer melhor esta dupla problemática, concretamente, no nosso concelho, analisando os diversos meios/estratégias existentes no combate à pobreza e exclusão social.
Drª. Elisa Martins
Drª. Elisa Martins
O ciclo iniciou com o Dr. Filipe, Assistente Social em que exerce funções no Centro Social e Paroquial de Abadim e Segurança Social, na qual abordou os conceitos de pobreza e exclusão, o apoio que este centro representa para os habitantes das zonas envolventes de Abadim e uma breve caracterização da pobreza no nosso concelho bem como o público-alvo de exclusão.
Seguidamente, a Dra. Luísa Coutinho por parte da Segurança Social, na qual focou a sua intervenção nas medidas que esta entidade promove no combate à temática em estudo, de modo a esclarecer eficazmente o papel crucial que esta entidade apresenta para o alcance das condições mínimas de vida do ser humano no nosso concelho.
Drª. Luísa Coutinho
Drª. Luísa Coutinho
A sessão do Dr. Jorge Machado teve uma dupla face: por um lado, abordou o funcionamento da Rede Social e, por outro, o papel e organização da Fundação A. J. Gomes da Cunha da qual preside. Assim, foi possível entender a interacção das várias entidades sobre o olhar da melhoria de condições de vida dos nossos cidadãos, pois já o lema o dizia “A União faz a Força”! Só com a vontade de todos, se desfaz o sentido da palavra “impossível”.
No que toca à nossa tão honrada Fundação, foi dado a conhecer a origem da mesma, o seu funcionamento e, acima de tudo, o seu importantíssimo papel no combate à exclusão social, tentando, a cada dia, desfazer a diferença àqueles que sentem no mais pequeno acto que são diferentes dos outros: as pessoas portadoras de deficiência.
Dr. Filipe Martins
Dr. Filipe Martins
Por último, a Dra. Elisa Martins, que de uma forma simples e prática, explicou os projectos existentes dedicados ao tema, assim como o papel da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. Desta forma, foi possível entender a disjunção entre a Acção Social da Câmara Municipal e a Segurança Social, muito embora trabalham em parceria num objectivo comum, todavia têm papéis diferentes.
Assim sendo, resta agradecer aos nossos convidados pela sua agradável presença e as suas lições que tanto contribuíram para conhecer os meios existentes no nosso concelho no combate à pobreza e exclusão social. A todos muito obrigado!

Curso de Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos – Mútua de Basto

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.