Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2006

SECÇÃO: Opinião

OS PSEUDO-ARROGANTES E PREPOTENTES
OS REAIS DETRACTORES E INVEJOSOS

Sou Cabeceirense, Minhoto e Português, de alma e coração. Qualquer êxito alcançado por um Português, seja em Portugal ou nos quatro cantos do mundo, dá-me uma alegria transbordante, mas se esse Português for Minhoto, a alegria aumenta, e se esse Minhoto for Cabeceirense, aí rejubilo completamente.
Através dos anos tenho tido várias oportunidades de enaltecer publicamente (nem me cansarei de o fazer) figuras da minha Terra que se notabilizem, por este ou por aquele motivo, neste ou naquela área; recordo-me de algumas figuras que, com grande satisfação, tive oportunidade de destacar neste mesmo jornal, tais como: O Dr. Gaspar Miranda quando foi eleito deputado do povo para as Cortes de S. Bento; O Dr. Miguel Miranda pelo mesmo motivo; O nosso querido Dr. Francisco Meireles aquando das inúmeras homenagens, que lhe foram prestadas; O Prof. Dr. Luís Vaz tantas vezes destacado nas suas actividades político/sociais. Enfim, tantas figuras relevantes que dificilmente se poderão enumerar!!!
O anterior periódico “Ecos”, na rubrica “A nossa Gente” destacou o Cabeceirense Dr. Duarte Nuno de Vale e Vasconcelos. E o que dizer daquele curriculum!!!
Esta introdução serve, para dizer o que me vai na alma, em relação aos PSEUDO-ARROGANTES E PREPOTENTES e aos verdadeiros DETRACTORES E INVEJOSOS.
Começo por falar concretamente do ilustre Presidente da nossa Câmara Municipal, Eng. Joaquim Barreto (também apelidado de ARROGANTE e PROPOTENTE), pessoa por quem tenho grande admiração e a quem aproveito para agradecer todo o (grande) trabalho que tem desenvolvido em prol da nossa “Terra”; Sou avesso a punhais pelas costas, a mesquinhos que nada fazem e atacam sem dó nem piedade, aqueles que mostram “obra” feita. É só por isso que enchi o “saco” e passo a desabafar: Reúno todas as condições para o fazer.
Porquê?
Porque não sou advogado de defesa do Eng., não sou parente dele e nunca lhe pedi qualquer favor.
Infelizmente, acontece muito nos tempos que correm, quando alguém se destaca através da capacidade de liderança, através do trabalho, competência e honestidade; Os menos capazes, que por norma são os tais DETRACTORES E INVEJOSOS a rotularem as pessoas de ARROGANTES E PREPOTENTES, e quejandos, mas meus amigos: Líder, tem que ser Líder, e não é Líder quem quer; Dos fracos não reza a História. Aos DETRACTORES E INVEJOSOS, o Eng. Barreto e a sua equipa respondem na hora com trabalho e Obra feita, e os Cabeceirenses respondem com votos (e muitos), quando a isso são chamados; Está provado que é assim: O resto é paisagem…
“Pobre” Eng. Barreto se nas chamadas horas certas (fosse menino de coro) e não tratasse as coisas pelos verdadeiros nomes!!!
Hoje de certeza não seria Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras, Presidente Distrital de Braga do Partido Socialista, Vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios, representante desta Associação no Conselho Técnico Regional da Circunscrição Florestal do Norte, na Comissão Nacional da Reserva Ecológica Nacional, na Comissão Consultiva para a elaboração do Plano Nacional da Política do Ordenamento do Território, integra a Delegação Portuguesa ao Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa e é membro efectivo à Câmara dos poderes Locais deste Órgão Consultivo do Conselho da Europa.
Nesta onda de maldizer também o Dr. Marques Mendes, Presidente a prazo do P.S.D (enquanto os barões quiserem) embarcou;
Fê-lo aquando de uma recente visita a Cabeceiras e foi numa intervenção tão carregada de ódio, calúnia e difamação, que para a próxima visita daquele Sr. Dr. Marques Mendes não vai ser para botar palavra aos seus “Cruzados”, mas sim para sentar o … no môxo do Velhinho Tribunal de Cabeceiras e explicar muito bem ao Meritíssimo o que o moveu a fazer uma intervenção carregada de ódio, calúnia e difamação, sem a transparência que a sua responsabilidade exigia e que o Povo de Cabeceiras merece. Cá se fazem…
Eu estou tentado em fazer uma comparação, que é de todo comparável:
O treinador de futebol o Prof. José Mourinho, também ele rotulado, pelos “que tudo criticam e nada fazem” de ARROGANTE E VAIDOSO, ele responde com o seguinte Palmarés: Campeão de Portugal, campeão da U.E.F.A., campeão Europeu, campeão do Mundo de clubes, campeão de Inglaterra e eleito o melhor treinador do Mundo nos dois últimos anos (e só tem 43 anos!!!). Se não fosse o seu “espírito” de Liderança e a sua forte Personalidade, seria “triturado”. Teria ganho alguma coisa na vida?
O Professor Carlos Queirós, pessoa (por quem nutro um grande respeito e admiração) com que tive a oportunidade e o prazer de privar, quando há anos foi Coordenador do Futebol Juvenil do meu Clube (C.F. Os Belenenses) uma pessoa excepcional, de fino trato, um Catedrático do Desporto em geral e do futebol em particular!!!!!
Tem um Palmarés riquíssimo no futebol Juvenil: Duas vezes Campeão do Mundo de Juniores, deixou uma escola de futebol Juvenil em Portugal, considerada uma das melhores do Mundo, entregue aos seus lugar-tenentes de então: Prof. Jusualdo Ferreira, Prof. Nelo Vingada, Prof. Agostinho Oliveira (bem Conhecido dos Cabeceirenses), Prof. Caçador, etc., etc…
Deu o salto para o “Mundo cão” do futebol profissional, treinou o Sporting Clube de Portugal, Selecção Nacional Portuguesa, a Selecção Nacional da África do Sul e o Real de Madrid; O que ganhou? – Zero!!!
Hoje não passa dum lugar-tenente do Mister Ferguson no Manchester United!!!
Porque tem falhado o Prof. Queirós? Por incompetência?
Longe disso…, Mas quanto a mim por faltar, na hora da verdade, com a tal “sapatada em cima da mesa” e de chamar “os bois pelos nomes”.
(Definitivamente acabou o tempo do “Nacional porreirísmo”)
Liderar com saber e competência, é uma coisa.
Ser PREPOTENTE e malcriado, é outra.
Ser INVEJOSO e mesquinho, não é nada.

AMADEU ROSSAS

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.