Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 28-02-2006

SECÇÃO: Região

A SERRA DA CABREIRA VAI RECEBER
A SEMANA DA FLORESTA E DO CABRITO

Reflorestação de áreas queimadas, promoção do cabrito, conferência, BTT, corta mato, percursos pedestres e muita animação, com a presença de AURORA CUNHA E QUIM BARREIROS

A reflorestação é uma das acções previstas no programa
A reflorestação é uma das acções previstas no programa
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Emunibasto, E. M. organizam mais uma Semana da Floresta e do Cabrito, entre os dias 21 e 26 do corrente mês de Março.
Nesta edição, as acções mais importantes decorrerão na Serra da Cabreira, no Lugar da Veiga, freguesia de Bucos, aproveitando as infra-estruturas ali existentes, depois das obras de recuperação de que foram alvo, o antigo Quartel dos Sapadores Florestais, a antiga Nitreira, a Casa do Guarda Florestal e anexos.
Muitas das iniciativas de fomento, defesa e preservação da floresta estão direccionadas para um público mais jovem, os alunos das escolas do concelho, mas toda a comunidade cabeceirense é convidada a participar.
Estão previstas diversas acções ligadas à defesa da floresta, do ambiente, dos recursos naturais como a água, mas também à promoção do cabrito das Terras Altas do Minho. Não faltarão ainda momentos de lazer e convívio com muita animação.

Programa diversificado e atractivo

Assim, do programa constam: Reflorestação de áreas queimadas com plantação de árvores na Veiga, nos baldios de Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), de Abadim, Gondiães e Vila Nune. Limpeza de nascentes de água e visitas guiadas às Etar’s de Arco de Baúlhe e Refojos.
No dia 24 de Março, Sexta-feira, ao jantar, tem início a promoção gastronómica do Cabrito que decorrerá nos restaurantes aderentes do concelho e na Unidade Turística de Montanha na Veiga, seguindo-se naquele local uma Conferência inserida no Ciclo de Conferências – Políticas de Futuro que a autarquia está a dinamizar ao longo do corrente ano. Subordinada ao tema “Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Floresta” esta conferência terá como orador o deputado do Parlamento Europeu, Dr. Luís Manuel Capoulas Santos.
No sábado, dia 25 de Março, a Veiga vai receber ao longo do dia um conjunto de iniciativas que levarão à Serra da Cabreira muitos desportistas e amantes da natureza. Haverá grande animação desportiva com insufláveis, desportos radicais, escalada, slide, rappel, paint-ball, tiro com arco, entre outros. Os amantes dos percursos pedestres poderão participar numa caminhada pelo trilho pedestre da Veiga. À tarde, pelas 15h30, irá realizar-se uma grande prova de corta mato que contará com a presença da consagrada atleta Aurora Cunha. À noite a Orquestra Quadrângulo vai animar os presentes com as suas músicas.
No Domingo, dia 26, a animação desportiva continua, sendo que o BTT será “rei” com um passeio pelas aldeias da serra que contará com a participação do Grupo BTT Rampinhas de Viana do Castelo e da Associação de Roladores de Basto.
Haverá tempo ainda para inaugurar as obras de beneficiação dos arruamentos, do Largo da Capela e da Escola da aldeia de Busteliberne e de almoçar na Veiga um magnífico cabrito. À tarde a organização espera uma enchente para ouvir Quim Barreiros, a partir das 15h30.
À volta da Unidade Turística de Montanha decorrerá uma exposição sob o lema “Floresta é vida” e uma outra de animais, desde o barrosão, à cabra bravia, aos gamos, veados, muflões, entre outros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.