Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-02-2006

SECÇÃO: Região

Casa da Cultura apresenta “Bocage Sonetos de Amor”

“Bocage Sonetos de Amor” é o tema da exposição que está patente na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto, cuja abertura ao público, no passado dia 10 de Fevereiro, ficou marcada pela encenação de uma peça de teatro dinamizada pela ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe.

A peça de teatro promovida pela ARCA abrilhantou a abertura da exposição
A peça de teatro promovida pela ARCA abrilhantou a abertura da exposição
O bicentenário da morte de Manuel Maria Barbosa du Bocage serviu de mote para a apresentação desta pequena peça que envolveu crianças e jovens do concelho, que, na ocasião declamaram também poemas deste importante autor português, facto que recolheu o agrado das pessoas presentes naquele recinto cultural.
Organizada pela Autarquia Cabeceirense e pela EMUNIBASTO, E.M., com a colaboração da Biblioteca Municipal de Setúbal, esta mostra literária apresenta-se como um contributo para a divulgação dos poemas de Manuel Maria Barbosa du Bocage, um dos melhores sonetistas nacionais, que exulta os valores do amor e da paixão e que tem todo o cabimento e oportunidade neste período que atravessamos, dedicado aos namorados.
Ao apresentar os sonetos do autor a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está também a evocar o bicentenário da morte do poeta, procurando ao mesmo tempo, despertar a atenção do público para a sua obra que se distingue pela combinação de elementos neoclassicistas com o gosto pelo pré-romantismo.
A solidão, o sofrimento, o amor-ciúme, o belo-horrível, o erotismo e a morte são alguns dos temas tratados, à medida da própria vida de infortúnio que o atingiu e que culminou precocemente aos 40 anos.
Esta mostra literária pode ser visitada até final do mês, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.