Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2006

SECÇÃO: Última Página

CANTARES DE JANEIRAS, UMA TRADIÇÃO CADA VEZ MAIS VIVA EM CABECEIRAS DE BASTO

Grupo da Associação de Professores de Basto
Grupo da Associação de Professores de Basto
Realizou-se no dia 29 de Janeiro o décimo Concurso / Encontro de Cantadores de Janeiras de Cabeceiras de Basto.
Lançada pelo pelouro da Cultura em 1996, esta iniciativa tem vindo a registar, de ano para ano, enorme sucesso, como comprova a participação dos 23 grupos oriundos das diversas freguesias do concelho, sendo 15 para participar no Concurso e 8 no Encontro, assim como o numeroso público que acorreu ao Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos para assistir ao evento.
Este ano, sob a responsabilidade da Empresa Municipal EMUNIBASTO, o espectáculo, que contou com o apoio da Câmara Municipal, ofereceu um verdadeiro manancial de usos e costumes de um povo que guarda nos baús algumas recordações dos tempos passados e que desta feita trouxe ao de cima as relíquias culturais, etnográficas e musicais que as Terras de Basto encerram. Um verdadeiro eco de usos e costumes deste povo através dos trajes e instrumentos que passaram pelo palco regozijando todos os presentes.
Grupo do Desportivo de Cavez
Grupo do Desportivo de Cavez
Associações culturais e recreativas, escolas e paróquias tais como o grupo de Cantares Populares D. Nuno Álvares Pereira, de Pedraça, a Banda Cabeceirense, da Associação Desportiva e Cultural de Outeiro, as Guias de Portugal, o Grupo Desportivo de Cavez, o Grupo de Cantares da Associação de Professores de Basto, a ARBORADA, da Associação Recreativa e Cultural de Bombos da Orada, o Grupo Coral Recreativo os Ceifeiros de Sto André, o Grupo Associativo do Samão, o Grupo de formandas de Jardinagem, do Centro Social e Paroquial de Riodouro, a RuralBasto, a Associação Recreativa de Moimenta, as Ceifeiras Cabeceirenses e as Lavadeiras de Basto, da Mútua de Basto, subiram ao palco, para participar no concurso e apresentaram os temas musicais antecipadamente ensaiados e preparados. Os restantes grupos aderiram ao evento participando no décimo encontro de cantadores de janeiras de Cabeceiras de Basto.
A animar a festa esteve também o Conjunto Musical R&S3, que antecedeu e encerrou o espectáculo promovido pelos grupos e proporcionou a todos os presentes momentos de grande animação e alegria.
Grupo da Associação Guias de Portugal
Grupo da Associação Guias de Portugal
Recorde-se que a organização desta iniciativa vem de encontro a uma antiga tradição muito acarinhada e enraizada nestas terras de Basto, que permite por um lado fomentar e dinamizar o movimento associativo e por outro lado, contribuir para o salutar convívio inter-geracional, promovendo, simultaneamente, o que de mais genuíno existe no concelho através da mobilização directa das suas gentes.
O vencedor do X Concurso de Cantares de Janeiras foi o Grupo da Associação de Professores de Basto que alcançou um prémio de 300 Euros, seguindo pelo Grupo Desportivo de Cavez que recebeu 250 Euros e pelo terceiro classificado, a Associação Guias de Portugal – 1ª Companhia de Cabeceiras de Basto, a quem foi atribuido um prémio monetário no valor de 200 euros.
Todos os restantes grupos participantes neste décimo Encontro de Cantadores de Janeiras de Cabeceiras de Basto receberam um prémio de presença no valor de 100 Euros.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.