Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2006

SECÇÃO: Região

“Basto Jovem”
aposta na educação e na qualificação

A educação musical integra também o projecto "Basto Jovem"
A educação musical integra também o projecto "Basto Jovem"
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em conjunto com a EMUNIBASTO, E.M., e os Agrupamentos de Escolas do Arco de Baúlhe, Cavez, Refojos e da Fundação A. J. Gomes da Cunha, tem em curso o Projecto “Basto Jovem”, que se encontra a decorrer na Escola Tecnológica de Lameiros, em Refojos.
Trata-se de uma iniciativa que resulta da candidatura anteriormente apresentada por este Município ao Programa Escolhas 2ª Geração, com o objectivo de promover acções que visem apoiar a integração de crianças e jovens entre os 6 e os 24 anos, proporcionando-lhes desta forma, uma maior equidade e o exercício efectivo da sua cidadania.
Formação e qualificação profissional para uma melhor integração social
Formação e qualificação profissional para uma melhor integração social
Neste âmbito, estão a ser desenvolvidas actividades diversificadas com o objectivo de envolver e consciencializar os mais jovens para os problemas que afectam a sociedade actual, nomeadamente ao nível do ensino. Assim, as várias actividades previstas integram-se em três eixos que insidem na prevenção do absentismo e do abandono escolar, procurando incentivar as crianças a frequentar a escola e sensibilizando-as para o mundo do trabalho e da necessidade de qualificação profissional. Aqui se integra também o apoio psicossocial prestado com o intuito de promover um entendimento integrado a crianças, jovens e famílias, bem como a reinserção social deste nicho populacional;
A educação / formação integrada, é outro dos eixos abrangidos por este projecto, que visa dotar as crianças e jovens de competências e saberes que lhes permitam obter qualificação escolar e profissional. Aqui se insere o Gabinete de Orientação Vocacional, Escolar e Profissional (que desenvolve projectos vocacionais ajustados e realistas), vários Workshops temáticos (com o objectivo de potenciar a informação / formação sobre a problemática escolar), a formação profissional ao nível das novas tecnologias de informação, a formação para a cidadania (promovendo a participação social) e a formação para a sexualidade (desenvolver competência de assertividade, prevenir o comportamento de risco, ajustar sentidos e afectos, entre outros);
A dinamização dos tempos / espaços livres das crianças e jovens, com o objectivo de promover o desenvolvimento pessoal e social integrado das crianças e jovens constitui o terceiro eixo deste importante projecto. Assim, os ateliers de informática, a mediateca, o acesso livre à internet, a elaboração de um jornal, a prestação de apoio escolar, a dinamização da campanha sobre os direitos sociais, os ateliers diversos, tais como a formação desportiva, a ludoteca e a biblioteca itinerante, são algumas das acções em curso.
A ginástica e a formação desportiva são componentes educativas muito apreciadas
A ginástica e a formação desportiva são componentes educativas muito apreciadas
O Projecto Basto Jovem é, segundo informação divulgada, acompanhado por uma equipa composta por técnicos da área social, animadores desportivos e sócio-culturais, que dinamizam as crianças e jovens no sentido de uma melhor integração no meio social, incentivando também a aprendizagem envolvendo-os num esforço de valorização pessoal e profissional.
Todas as acções em curso e a desenvolver têm por base um diagnóstico social elaborado previamente, a partir do qual se identificaram as principais necessidades e dificuldades sentidas pela população jovem do concelho.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.