Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2006

SECÇÃO: Região

Em Refojos
Conselho Municipal de Segurança Reuniu

Reuniu uma vez mais no mês de Janeiro, no Salão Nobre da Câmara de Cabeceiras de Basto, o Conselho Municipal de Segurança. Trata-se de um órgão municipal que agrega vários parceiros tendo em vista analisar e acompanhar, trimestralmente, os indices de segurança no Município.
Assim, após a leitura da acta, a ordem de trabalhos prosseguiu com a análise das principais ocorrências registadas nos últimos meses, com especial incidência nos incêndios que deflagraram no concelho no Verão de 2005, nomeadamente em Gondiães, situação que devido à sua gravidade, obrigou a accionar, pela primeira vez, o Plano Municipal de Emergência de Cabeceiras de Basto.
Também a sinistralidade nas estradas do concelho e a segurança dos cidadãos nos meses de Agosto, foram referidos, Isto porque o aumento de população que aqui se desloca em épocas de veraneio, leva à necessidade de maior vigilância e intervenção por parte das autoridades locais.
Nesta reunião, foi ainda divulgada a actividade desenvolvida pela Polícia Municipal, assim como, comunicada a nova postura municipal ao nível do trânsito, que se tem revelado positiva e tem contribuído para suprimir e atenuar alguns dos principais problemas rodoviários no concelho. Por fim, foi dado a conhecer o nível de segurança rodoviário do distrito.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, que também preside a este Conselho, agradeceu a colaboração dos parceiros que prontamente responderam à chamada quando foi accionado o Plano de Emergência Municipal. Para o autarca, só com esta forma de gestão participada e activa é possível proporcionar bem estar aos munícipes intervindo em diferentes sectores por forma a garantir melhor qualidade de vida aos habitantes de Cabeceiras de Basto.

Conselho Municipal de Segurança

Pres. da Câmara Municipal; Pres. da Assembleia Municipal; Pres. das Juntas de Freguesia de Cavez, Cabeceiras (S. Nicolau), Refojos e Arco de Baúlhe; Repres. do Ministério Público da Comarca; Comandante do Posto da GNR; Comandante dos Bombeiros Voluntários; Repres. do Núcleo Concelhio do Projecto Vida; Núcleos da Cruz Vermelha de Cabeceiras e do Arco de Baúlhe; Serviços Sociais Locais da Segurança Social; Santa Casa da Misericórdia; Repres. Centro de Saúde; Associação Comercial e Industrial; Zona Agrária; Cabasto; Mútua de Basto; caixa de Crédito Agrícola; Agrupamentos de Escolas de Arco de Baúlhe, Cavez e Refojos; Externato S. Miguel de Refojos; Ensino Recorrente; Ensino Especial; Associações de Pais ds Escolas EB 2-3 de Arco de Baúlhe, Refojos e EB1-2 de Cavez; Repres. do Clero.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.