Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 31-01-2006

SECÇÃO: Região

Profª Rosa Ribeiro rejeita acusações

foto
A nova Junta tem os mesmos recursos da anterior

Conhecedora como ninguém da situação, a Profª Maria Rosa Vieira Ribeiro, até há pouco no exercício do cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Passos, esclareceu o seguinte:
- Têm sido feitas acusações infundadas e mentirosas sobre a questão do edifício da antiga escola onde agora funciona o Espaço de Convívio e Lazer para idosos. Toda a população sabre que a propriedade e gestão do edifício foi sempre da Câmara Municipal. Foi ela que fez as obras de recuperação e adaptação e a Junta de Freguesia de Passos apenas deu a sua colaboração dentro das suas reduzidas possibilidades. Por exemplo, no Espaço de Convívio e Lazer a Junta dava a sua ajuda fornecendo o lanche aos utentes daquele espaço, pertencendo à Câmara toda a orientação e despesas com as actividades de hidroginástica, música, apoio médico, ginástica, alfabetização e promoção de festas. Na base dessa colaboração, a Junta suportava também o vencimento de uma funcionária que dava apoio no Espaço de Convívio na escola e no infantário. Tratava-se de uma colaboração franca e leal, entre instituições autárquicas que prosseguem os mesmos fins. Nunca estabelecemos acordos escritos ou protocolos com a Câmara porque não tínhamos meios e recursos financeiros para assumirmos compromissos. Relativamente ao gabinete da Junta, o espaço é o mesmo com a vantagem de ter agora o portão de entrada permanentemente aberto sem ser preciso pedir a chave à empregada do Espaço de Convívio a que eu era obrigada enquanto fui presidente da Junta. No entanto, defendo que os espaços do Centro e do gabinete da Junta devem ser separados e para isso fiz um pedido à Câmara, em tempo oportuno. Deixe-me dizer, para terminar, que só com um bom relacionamento com a Câmara e com uma atitude positiva perante os problemas é que foi possível desenvolver e melhorar as condições de vida da freguesia. Dou como exemplo as obras da ponte de acesso a S. Clemente, a beneficiação e pavimentação de caminhos e a reconstrução da Escola do Prado e a criação do Espaço de Convívio e Lazer para idosos local onde, aliás, continuo a dar a minha colaboração na área da alfabetização.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.