Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2006

SECÇÃO: Região

Ciclo de Conferências "Políticas de Futuro"
“A Democracia Local / O que é uma Autarquia Modelo”em debate

Numa perspectiva cívica e política de infomar, formar e sensibilizar as pessoas, nomeadamente os Cabeceirenses, para iniciativas que aprofundem os conhecimentos sobre os direitos e os deveres de cidadania na sociedade actual, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto vai promover, durante o ano 2006, um Ciclo de Conferências, subordinado ao tema “Políticas de Futuro”.
Ao que apuramos, trata-se de uma iniciativa que terá como objectivo principal a abordagem de temas tão diversificados como o ambiente, o emprego, a educação, a solidariedade, o associativismo, o turismo, a juventude e o desporto. Também a agricultura e a pecuária, a indústria e o comércio locais, a demografia e o povoamento, a democracia local e a água, constarão dos debates que se pretendem espaços abertos e alargados a todas as áreas e sectores da vida local, assim como, dinâmicos e participados por todos aqueles que desejam e lutam por melhor qualidade de vida e desenvolvimento da sua terra.
O debate “A Democracia Local / O que é uma Autarquia Modelo”, dará início a este Ciclo de Conferências, já no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 21h30m, no Auditório Municipal. Para abordar este tema foi convidado o Professor Doutor António Cândido de Oliveira, docente da Universidade do Minho, que tem publicados vários trabalhos nesta área. O docente considera que “a democracia exige a participação dos cidadãos e que se estes não participarem (mesmo na democracia directa) então podemos dizer que a democracia está, pelo menos em crise”, embora “...não se possa dizer que a democracia não existe, pois há sempre a possibilidade de os cidadãos participarem, continuando intactos os seus direitos, mas está muito debilitada, porque não se manifesta a vontade dos cidadãos, mas apenas a de um número muito limitado deles”. Afinal, “qual o papel que os cidadãos desempenham na democracia local?” esta e muitas outras questões estarão em análise no próximo dia 27 de Janeiro e marcarão o início deste ciclo de conferências que vão certamente contribuir para enriquecer os conhecimentos das gentes de Basto.

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.