Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2006

SECÇÃO: Formação em acção

Lotação esgotada no Auditório Municipal

foto
Somos formandos de um curso EFA (Educação e Formação de Adultos) de Produção de Bovinos, Ovinos e Caprinos da Mútua de Basto. É com enorme prazer que abrimos esta nova coluna deste jornal local “Formação em Acção”, da qual nos dão a oportunidade, mensalmente, de demonstrar o nosso trabalho ao longo da formação. Como tal, resolvemos utilizar este espaço para partilhar com os leitores a nossa última actividade: a organização da palestra “Cuidar da Floresta, Preservar Portugal”, realizada no passado dia 16 de Dezembro no Auditório Ilídio dos Santos, Cabeceiras de Basto, na qual teve como principal objectivo debater e esclarecer os presentes sobre a temática dos incêndios florestais e a falta de água no nosso concelho. Esta ideia surgiu no âmbito do tema de vida “O Ambiente” da qual a palestra foi a nossa actividade integradora. Toda a logística para a realização da mesma foi da nossa autoria, com a ajuda imprescindível da equipa pedagógica. Tivemos a honra de receber oradores das diferentes áreas/entidades que, amavelmente, aceitaram o nosso convite, bem como o prestígio de ter estado presente o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto, que com as suas habituais palavras mestras iniciou a sessão e, no final, o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Jorge Machado que, sabiamente, alertou para este fenómeno que insiste em persistir ano após ano nas nossas terras.
Para nós, esta palestra representou um desafio, uma tarde de aprendizagem e intercâmbio entre os vários colegas de formação de diferentes entidades. Não podíamos deixar de agradecer aos nossos colegas de Cerva, Póvoa de Lanhoso, Escola Tecnológica de Lameiros, ARCA, ADIB, Centro Social de Abadim e Cavês, pela sua presença, o que permitiu uma partilha de experiências e laços de amizade.
Outro objectivo foi alertar às diferentes entidades presentes para que os incêndios florestais não sejam mais uma preocupação no nosso concelho, garantindo a preservação do ambiente.
Foi com muito agrado que vimos o auditório repleto de pessoas, tendo a necessidade de recorrer a cadeiras para que todos os presentes pudessem ouvir as comunicações com as devidas condições, o que demonstrou um resultado bastante positivo de um trabalho vindo a ser elaborado há três meses.
Deste modo, esta actividade foi de tal maneira importante para nós que nos incentivou a realizar outras tantas e, futuramente, partilhar convosco neste espaço.
Até uma próxima…



© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.