Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto
Edição de 29-09-2014

Arquivo: Edição de 15-01-2006

SECÇÃO: Opinião

Fumar - que consequências

foto
É bem conhecida e divulgada a influência nociva que o tabaco tem na nossa sociedade.
Fumar faz mal, mata, na medida em que pode dar origem ou agravar uma série de doenças avassaladoras na nossa contemporaneidade, cancro do pulmão, osteoporose, e doenças cardíacas são alguns exemplos vem marcantes na nossa sociedade.
Mas o tabaco tem também um efeito profundamente negativo nos casais que pretendem ter filhos, uma vez que, dificulta a fertilidade tanto feminina como masculina.
Centrando-me um pouco mais nos malefícios que o tabaco traz para a mulher, estudos realizados indicam que o consumo do tabaco ou permanência em ambientes saturados pelo fumo, ataca o sistema reprodutivo das mulheres de diversas maneiras. Na maioria dos casos as mulheres fumadoras demoram mais tempo para engravidar, têm uma maior tendência para problemas de fertilidade e probabilidades para uma menopausa precoce. O acto de não fumar promove o bem-estar da futura mãe e protege o seu filho de complicações que sabemos hoje estarem associadas ao tabaco.
Todavia, o difícil está em como fazer para deixar de fumar?
A solução está e depende essencialmente de nós, da nossa atitude, das motivações que nos levam a deixar de fumar. E muitas vezes essa motivação está em algo exterior que é muito forte e importante para nós.
Segue-se então 10 boas razões para deixar de fumar.
- Será um bom exemplo para os outros, principalmente para as crianças.
- Vive mais tempo e com melhor qualidade de vida.
- Aumenta as probabilidades de conceber uma criança saudável.
- Reduz o risco de cancro, doença pulmonar crónica e cardíaca.
- Deixa de ter tosse e respira mais facilmente.
- Melhora o paladar e olfacto.
- O hálito fica mais fresco.
- Desaparecem as manchas dos dedos e dos dentes.
- Melhora o aspecto da pele.
- Gasta menos dinheiro

Por: Fátima Magalhães

© 2005 Jornal Ecos de Basto - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital. Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.